14 fevereiro 2010

1ª Corrida Cidade de Braga -2010


Em dia de Maratona de Sevilha, participei hoje na Corrida Cidade de Braga, uma prova de 10K(?) organizada em homenagem aos atletas bracarenses Albertina Machado, Conceição Ferreira, Mário Silva e Sameiro Araújo.


O evento decorreu no centro da cidade e consistiu em duas voltas a um percurso com um perfil altimétrico algo complexo no meu ponto de vista, conforme poderão concluir do gráfico abaixo:



Não choveu, mas estava bastante frio e por isso não dispensei o gorro e as luvas durante quase toda a prova.

A partida decorreu normalmente e à hora prevista. Não consegui partir perto da "fita" o que até acabou por ser positivo, porque assim resisti à tentação de seguir durante algum tempo os corredores da frente.

Entramos logo num túnel e com uma descida que convidava a acelerar. De seguida entrávamos na Avenida da Liberdade num falso plano enganador, antes de aí sim, encarar uma subida numa estrada Nacional onde se dava um retorno. Nova descida com os atletas a passarem por diversas ruas do centro até chegarem à parte mais complicada da prova que coincidia com a Avenida 31 Janeiro. Seriam 500 metros a subir ao nível de uma Rua Santa Catarina no Porto.

Passagem pela zona de partida aos 5K com 18m48s e início da 2a volta com nova passagem pelo túnel. Aqui o GPS já teria margem de erro, mas sentia-me bem e acreditei que talvez conseguisse chegar ao minuto 36.

Puro engano já que nem tive oportunidade de saber se seria bem sucedido: a prova acabou por ter apenas cerca de 9200 metros que terminei com 34m22s.

Esta acabou por ser uma das grandes falhas da organização, falha esta que é comum a bastantes provas, o que é lastimável na perpectiva de quem corre Contra o Relógio! :D
Também não gostei de correr no túnel ainda por cima com trânsito a circular numa das faixas ao lado dos atletas (muito mau) e de não ter os Kms assinalados.

Nota positiva também para o facto de os dorsais serem personalizados o que até permitiu que fosse reconhecido por dois visitantes deste espaço que me deixaram votos de boa sorte para Paris. O meu muito obrigado para eles e boa sorte para a estreia na Maratona do Porto 2010!

No resto (abastecimento, levantamento dorsais, segurança, medalha) a organização esteve bem, também há que dizê-lo, mas pela minha parte, principalmente pela questão do trânsito não fiquei cliente...Igual (em termos de poluição)só me lembro de Perafita.....

Destaque ainda para a presença de bastantes atletas da Galiza, entre os quais um Furacan galego cujos posts me fazem sentir um pouco orgulhoso do nosso Portugal. Parabéns também para ele

Resultados aqui
Percurso da prova registado no Garmin Connect

Próximo desafio: Meia Maratona Cego do Maio (Póvoa de Varzim) - 7 Março

12 comentários:

Furacán disse...

Ola!
Eu tamén participei, penso que puidemos correr juntos parte da corrida, terminei com 34'43" (hoje escribo a crónica no meu blog). Grande falha a mediçao, pensaba facer un bo 10000 e o día era propicio mais quedeime coas ganas.
Un saúdo dende a Galiza. A partir de hoje sigo o teu blog.

MPaiva disse...

Mark,

Quando fui para Braga ia a pensar numa prova planinha, ideal para fazer um bom tempo. Afinal saiu-nos uma prova aos altos e baixos e, ainda para mais, com a distância mal calculada...

abraço
MPaiva

luis mota disse...

Olá Mark!
Grande desempenho o teu. Foi pena o percurso não ter a medida de 10 km. Também já me sucedeu o mesmo e parece que sucede quando até estamos em boa forma.
Espero que a tua preparação para Paris esteja a correr bem.
Grande abraço,
Luís mota

Flechinhas disse...

Grande abraço Mark. Para a próxima temos de nos cumprimentar. Terei também o maior orgulho em o adicionar ao nosso Blog!

Boas Corridas
Duarte Silva / OS FLECHINHAS

joaquim adelino disse...

Olá Mark.
Pode parecer frustrante mas acabamos sempre por cumprir os nossos objectivos, a distância percorrida corresponde sempre ás marcas que projectamos, basta apenas o nosso empenho para que isso aconteça.Para a organização contará certamente a vossa apreciação e concerteza ao tomarem conhecimento irão para a próxima vez corrigir o que agora foi negativo.
Continuação de bons treinos para a Maratona de Paris.
Abraço.

António Almeida disse...

Olá Mark
um tempo de qualidade como já é habitual,parabéns.
Saúdo o aparecimento dessa prova que bem merece deve ser acarinhada, os homenageados merecem, grandes figuras do atletismo, quanto ao resto o que interessa é que o caminho para Paris está no trilho certo.
Abraço companheiro e obrigado pelas tuas palavras lá no blog.

Duarte Gregório disse...

boas,
pena quando vamos para fazer tempos e sai uma dessas.
abraço

João Paulo Meixedo disse...

Parabéns pela prova, Mark.
Pois é, eu baldei-me e mudei de ares, até porque na véspera me doía o tendão; mas se é como relatas, não sei se lá vou para o ano.
Correr ao lado de carros dentro de um túnel é inaceitável, mas anunciar 10 km, sabendo que há atletas que se preparam para naquela prova específica bater o recorde e depois ter 9 ou 11 é de um desprezo total pelos atletas.
Bom, era carnaval ...

Katryny disse...

Ei Mark,
essa diferença de distância realmente é um falha que nos deixa chateados não é mesmo?
Por aqui isso acontece direto. Na última meia maratona que fiz acabou por ter mais de 22 km sob um sol de 40 graus (foi horrível).
Os organizadores deveriam prestar mais atenção nisso.

Abração

João Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Correia disse...

Olá, Mark. Tomei conhecimento deste seu cantinho através do "correr por prazer", tendo lido o post que aquele sítio pormove. E tomei a liberdade, fruto do que li, para lhe dizer que sou triatleta, também tenho nos horizontes fazer a maratona e que para fazer triatlo o aconselho a treinar desde já a... natação! Caso contrário, "vai ao fundo".
Um aviso amigo, mas preocupante: fazer triatlo é altamente viciante.
Grande abraço.

Mark Velhote disse...

Olá João,

Obrigado pelo conselho!
Vou ter mesmo de "aprender" a nadar a sério! Só de bruços não vou lá! :D

Abraço e obrigado pela visita!

MV