13 fevereiro 2009

PDS


A nove meses da Maratona do Porto (8/11/2009) cumpre realizar um Ponto de Situação relativamente a esse objectivo que inclusivamente dá o nome a este humilde blog:

O que já consegui:
  • criar uma rotina que me possibilita treinar 3 a 4 vezes por semana. O segredo está em vir a correr do trabalho para casa!!! (um dia eu explico melhor a logística)
  • participar regularmente em provas de 10K e ½ Maratona(s)
  • resistir aos treinos e provas sem dores musculares assinaláveis
O que falta fazer:
  • o indispensável exame médico (eu sei, eu sei que ando a abusar, mas já está marcado.)
  • consultar também um nutricionista que me possa aconselhar a dieta mais adequada para esta "missão"
  • treinos longos (superiores a 22K, dado que foi o treino mais longo que fiz até hoje)
  • musculação (de acordo com o que tenho lido há quem considere fundamental, mas neste contexto sei que vou ter muita dificuldade em ir para um ginásio regularmente)

Além destes pontos haverá muitos outros estou certo, mas para continuar já é suficiente!

Dicas, planos de treino, sugestões, conselhos, etc. aceitam-se de bom grado!
Mais uma vez obrigado a todos quantos vão passando por este espaço!

Bons Treinos!

13 comentários:

luis mota disse...

Olá Mark!
Espero e quero também participar.
Votos de boa preparação,
Luís mota

Bruno Thomaz disse...

E ae Mark!
Então, que bom que você está consciente sobre essas coisas. Eu mesmo marquei nutricionista para a semana que vem. Resolvi começar um acompanhamento nutricional depois que simplesmente parei de perder peso hehehe...

mas vamos q vamos... eu por esse ano ainda ficarei nas meias maratonas... vou fazer umas 3 antes de encarar a primeira maratona q provavelmente será em 2010!

Abraços

MPaiva disse...

Julgo que não grande necessidade de fazer muitos treinos longos a esta distância. Guarda-os mais para os últimos 3 meses.
Quanto à componente muscular, aconselho-te muito cuidado, pois aquilo que me está a contecer mostra bem que para correr bem não basta treinar bem a componente corrida!

Sei que vais conseguir atingir os teus objectivos e até acredito que farás um excelente tempo. Conto estar lá para fazer a maratona contigo!

abraço
MPaiva

Carlos Lopes disse...

vamos ver se este ano consigo fazer a minha 1º maratona, depois venho pedir ajuda

Duarte Gregório disse...

boas,
ginasio é importantíssimo, se calhar substituir um treino de corrida por uma ida ao ginásio nao fazia mal nenhum.
por enquanto so vou fazer meias.
maratona so aos 50, espero eu...
b.f.semana

Xampa disse...

Realmente, falam que musculação é fundamental. Mas, acho que com alguns exercícios em casa vc consegue resolver o problema. Até pq, as séries são de repetição.
Veja se consegue algo com a fit ball.
Abs.

Carlos Lopes disse...

Se correr tudo bem Mark. Não vou estar a fazer muitos planos, cada vez que faço planos, o tiro sai pela culatra. Antes do Porto, espero fazer outra, quem sabe a Carlos Lopes, em estilo de Treino, para ver se gosto.

Marcelo Diniz disse...

Faz os exames sim, cara!!! E nutricionista. Que alias, eu tambem preciso...rs.

Velhote, meu sonho é fazer uma Meia ai....acho que a De Lisboa, que é em março; esse ano nao da mais. Mas se eu tiver bem no fim do ano, 2010 eu faço!!!

Abs, bons treinos e se cuida!!!

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Na última maratona em que participei, desisti ao km 30. No Porto precisamente, em 2007. Triste recordação.

Para quando a desforra? No Porto certamente ou apenas provavelmente... Já em 2009? Não sei, há muita coisa no ar na minha vida e este ano vai obrigar-me a uma serie de mudanças, de arrumos e desarumos, e não sei se consigo ter força nem sequer para a Mentalização de um Maratona, que penso que é o 1º passo...

Mas ... quem sabe...

Em relação aos seus treinos, óptimo ter conseguido fazê-los tornar rotina, mas achei graça o vir do trabalho para casa a correr. No meu caso, se fizesse isso, passava a treinar duatlo: corria, nadava (atravessando o Tejo) e continuava a correr até casa.

Um abraço e força nesses treinos

Ana Pereira

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Olá...tenho certeza que cumprirá seu objetivo...tambem tenho o meu... visite meu blog de corridas no brasil:http://maratona160min.blogspot.com/

bons treinos e boas provas pra você...deixa eu ir que vou fazer "18 km" agora cedo em TEMPO RUN (ritmo de competição)
ABRAÇO A TODOS

Ana disse...

Ola mark
obrigada pela visita no meu blog
gostaria tbm de poder ir do trabalho p/ casa correndo, ou vice e versa, mas isso significa encarar uns 80km e acordar/chegar mais cedo ainda do q já faço

boas corridas

Stéphanie Perrone disse...

os exames e procure um acompanhamento nutricional sim. isso é bem importante para o treinamento. a musculação dá pra se virar sem, quem sabe procura fazer exercícios em casa mesmo...

Jorge disse...

Mark, boa tarde desejo que vc faça uma boa preparação para a maratona
de Porto.
E espero que essas pendências que vc relatou aqui resolva.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com