19 outubro 2009

Meia Maratona Sport Zone 2009 + II Meeting Blogger



O dia de ontem foi um dia especial! Não só assinalava um ano desde que comecei a correr como igualmente tinha lugar o encontro de alguns amigos com quem tenho partilhado as fortes emoções deste mundo das corridas!
As expectactivas não foram defraudadas e o convívio que ocorreu depois da corrida fechou com chave de ouro uma bela prova na bonita cidade do Porto.

A organização do II Meeting Blogger foi verdadeiramente impecável e poderei afirmar (mesmo sem ter estado na 1ª edição) que esteve ao nível da iniciativa da família Mota! Parabéns!


A prova

O dia começou bem cedo com o encontro combinado para as 8.45h junto ao local de chegada. De seguida um autocarro levar-nos-ia para o ponto de partida.
Aos poucos os atletas dos Cyber Runners (equipa especialmente criada para esta prova, embora eu espere que se apresente em muitas mais que hão-de vir) foram chegando e foi então que tive oportunidade de conhecer pessoalmente alguns deles.

Foi apenas o início de um longo dia em que apenas se conversou sobre corrida! Normalmente não tenho muitas oportunidades de falar sobre este assunto, pelo que a oportunidade que tive hoje foi realmente extraordinária e só por isso este dia valeu bem a pena!

Efectuada a curta viagem para a ponte do Freixo onde ia ser a partida, encontramos os restantes elementos dos Cyber Runners e aqui ficou registado o momento para a posteridade:

Quase sem se dar por isso já se aproximava a hora da largada. Neste evento terão alinhado cerca de 12.500 pessoas divididas entre as 3 provas, pelo que chegar "lá a frente" obrigou-nos simplesmente a prescindir do aquecimento.

Até ao tiro de partida ainda não tinha decidido qual ia ser a estratégia. Estava acompanhado de 1 Leão do Estoril em excelente forma ( Salve-se quem Puder! ehehe ) e do Super Luís Mota que me continua a surpreender prova após prova.

Tinha duas opções:

- ou tentava seguir com eles e ver até onde conseguia ir, arriscando desde o princípio e correndo o risco de terminar com dificuldades tal como me aconteceu em Ovar

- ou me deixava ficar e fazia um corrida no meu Marathon Pace arriscando uma ponta final mais forte;

Aqui confesso que a minha vontade era mesmo dar o máximo desde o início. Há algumas semanas atrás tinha "combinado" com o Paulo Martins tentar baixar da 1h20m e esta era a prova ideal para isso, mas desta vez ainda não deu!
Parabéns ao Paulo que simplesmente pulverizou a sua marca anterior fazendo 1h17!

No geral creio que fiz uma boa opção.
Pretendia fazer uma média de 4m15s/K e ver como é que chegava ao fim destes 21K que são parte do percurso da Maratona.
Aproveitei também tentar decifrar se é um objectivo demasiado ambicioso para mim embora também esteja consciente que é a partir dos 30K que as corrida começa a sério...

A verdade é que apesar de fazer sucessivos esforços para abrandar acabava sempre por fazer um média abaixo desse objectivo o que significa que no dia 8/11 terei de fazer uma gestão eficaz do esforço e não me deixar embalar pela descida da Av da Boavista, caso contrário....

Terminei a prova a ultrapassar concorrentes o que é sempre motivador e com uma média de 3m52 nos últimos 5 K.
Bem diferente de Ovar onde a parte final da prova foi bastante penosa para mim...Ou seja, há que ter muito, muito juízo...:D

Resultado: 1h26m16s no 205º da Geral entre 1448 participantes chegados à meta.

Seguiu-se o almoço convívio dos Cyber Runners no Restaurante Patilhão em VN Gaia do qual espero falar noutro post (assim o tempo mo permita)!

1 Abraço e Bons treinos para todos !

12 comentários:

MPaiva disse...

Mark,

Parabéns pela prova. Julgo que a boa gestão que fizeste ajudou a que tenhas conseguido um bom resultado e, principalmente, acabar com força.
Agora é só aguentar mais uns dias e a Maratona já está à porta!

abraço
MPaiva

joaquim adelino disse...

Olá Mark.
Gostei imenso de o ter conhecido e agradeço aos nossos amigos organizadores do Encontro que possibilitaram esses momentos. Fiquei muito sensibilizado e feliz pela forma como fomos recebidos aí por tantos amigos na Cidade do Porto. Certamente outras oportunidades surgirão para cimentar a amizade entre este já numeroso grupo de amigos.
Parabéns pela sua prova e pela excelente marca, certamente a Maratona irá correr-lhe bem pois encontra-se numa boa condiçâo física.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Mark!
Mais uma bela jornada no Porto. Foi pena regressar a casa.
Na Maratona irei no dia anterior e aí poderemos “estagiar” com calma.
Gostei da prova, mas o objectivo do dia era estar com amigos da corrida.
Grande abraço,
Luís mota

António Almeida disse...

Olá Mark
parabéns pela tua excelente prova, foi um enorme prazer conhecer-te finalmente pessoalmente, desta vez não deu para falar muito mas outras virão.
Continuação de bons treinos.
Grandea abraço.

Vitor Veloso disse...

Oi,
Excelente prova, muitos parabéns!
Continuação de bons treinos para o Porto, também estarei presente mas para prova Family Race.
Abraço
Vítor Veloso

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Muitos Parabéns pela marca obtida!

E o juízo, pois...esse é fundamental, mais ainda numa Maratona. Gerir o esforço é a chave.

Muito força, continuação de resto de uma boa preparação, que já está praticamente feita, e até ao Porto de novo. Lá estarei. (para correr os 14 km...)

Tudo de bom
Ana Pereira

João Paulo Meixedo disse...

Controla a ansiedade para o dia 8 e vais ver que te vais surpreender com o resultado.
ABração,
JP

Fernando Andrade. disse...

Bravo, Mark
Grande Prova. Foi um prazer ter passado o dia correndo, conversando e...mastigando, com os cyber runners. Grande ideia, que vai ser uma bola de neve, assim espero.
Grande abraço.
FA

Katryny disse...

Paraabéns Mark!!!
Excelente sua prova.. com certeza sua primeira maratona será um sucesso.
Grande abraço

Nuno disse...

Ola Mark
Gostei de trocar algumas palavras contigo.
Fizeste também uma boa prova, agora e so controlar ate dia 8 de Novembro.

Um abraço
Nuno

José Capela disse...

Mark,

O importante agora é não stressar,
O treino para a maratona está praticamente feito.
Agora é acreditar naquilo que podemos fazer na maratona e deixarmo-nos ir.
Com te disse a maratona é um passeio de 30 km seguido de uma prova de 12,195 km...é importante ir fresco no passeio para depois poder aguentar a prova!

Abraço

José Capela

LuisCosta disse...

Olá Mark,

Primeiro, os meus Parabéns pela prova - como não tenho tido tempo para nada: para correr, e, até para escrever no blog, deixo-te um web-abraço :)

Luís