01 novembro 2009

VI Grande Prémio Estrelas do Sul

Estive ontem presente pela primeira vez no GP Estrelas de Sul, uma prova organizada pela Associação Recreativa Estrelas do Sul com o apoio técnico da Desportave.

Esta prova esteve originalmente marcada para o dia 27 de Setembro, mas foi na altura cancelada por falta de policiamento.

Faltando cerca de uma semana para a Maratona do Porto aproveitei este evento para fazer o meu último treino de "intensidade". O horário (16h) era o ideal e o local da prova era relativamente próximo de minha casa, por isso foi uma pequena deslocação a Vilar de Andorinho.

Apenas me esqueci que 16h era a hora da partida para a "pequenada" o que adicionado aos inevitáveis atrasos resultaram num prolongado aquecimento da minha parte...

Tive até tempo para fazer reconhecimento de grande parte do percurso, de ir actualizando o Twitter enquanto a prova não arrancava e também de assistir às provas do mais pequenos.
Deu para perceber que grande parte do percurso era em empedrado e num sobe e desce constante. A chuva não apareceu, mas se tivesse aparecido poderia ter-se tornado perigoso.

Esta provas costumam sempre atrair bastantes participantes de vários clube de toda a região norte pelo que o nível competitivo acaba sempre por ser bastante elevado.
Dada a partida com o referido atraso (17.20) os atletas lançaram-se pelos "paralelípedos" a grande velocidade e aproveitando as descidas iniciais fiz quase sem querer os 2 Km iniciais a menos de 4 minutos.
Depois tentei manter o ritmo de maratona até ao fim excepto no 5º e 6º K que coincidiram com uma subida interminável onde cheguei aos 4m23s em ambos. Até ao fim foi uma também longa descida onde foi preciso ter algum cuidado para não sacrificar os joelhos. Terminei com 36m07s os 9K da prova no lugar 117º entre os 282 atletas que finalizaram.

Resultados completos aqui

Devido à hora tardia, grande parte da corrida foi feita já de noite numa antecipação à São Silvestre que está quase quase aí. No final e como já é hábito nas provas da Desportave é entregue a bela da pomada (leia-se uma garrafa de vinho tinto)! :D

Bons treinos e uma Boa Maratona do Porto para quem participar !

8 comentários:

LuisCosta disse...

Viva,

Isso sim, é pedalada!! :)
Vejo nesses tempos muito trabalhinho... continuação de bons treinos e claro boa Maratona do Porto!I´m out...completely!ehehe

um Abraço
Luis

Carlos Lopes disse...

Boa Maratona

Alberto disse...

Parabéns pelo tempo, mesmo sendo em ritmo de passeio! Também fiz a prova, que achei um verdadeiro tormento, pelo constante sobe e desce... Achei as subidas tão duras, aliadas ao piso irregular, que nem as inevitáveis descidas foram suficientes para recuperar o fôlego!
Tinha como objectivo fazer abaixo dos 36 minutos, mas fiquei-me pelos 38.55 (38.45 pelo meu relógio).

E também vou domingo à Maratona, mas apenas com o objectivo de a terminar, já que será a minha primeira experiência na distância!

Abraço e boa sorte!

luis mota disse...

Olá Mark!
O percurso está quase completo. Esta é a semana de aproximação à grande competição, a Maratona.
Espero que corra bem e que domingo seja um dia bom para todos os que lá estarão.
Grande abraço,
Luís Mota

João Paulo Meixedo disse...

bem me enganaste, pá; pensei que não ias. Até estive lá na quinta ao fim da tarde para saber exactamente e fui à sede do clube e tudo (o Francisco ficou fascinado com a quantidade de taças), mas depois, no sábado, faltou-me a vontade. Se soubesse que ias ...
espero que fiques com remorsos ;)
Abraço

joaquim adelino disse...

Boa prova amigo, agora com calma vamos esperar pela Maratona de Domingo. Espero que corra tudo bem, encontramo-nos por lá.
Abraço.

José Alberto disse...

Olá Mark,

Uma boa prova com um tempo muito bom a fazer prever uma boa maratona, que é o que eu lhe desejo.

Abraço

José Alberto

António Almeida disse...

Olá Mark
último teste antes do dia M, domingo desfruta bem dos 42,195, não há uma segunda 1ª vez.
Uma boa maratona compnaheiro.