24 janeiro 2010

12ª Meia Maratona Manuela Machado (Viana Castelo) 2010

Um autêntico dia de Primavera esperava os participantes das 12ª Meia Maratona Manuela Machado, grande atleta portuguesa que ainda participa regularmente neste tipo de provas e que hoje naturalmente também fez questão de marcar presença!

Pela minha parte participei pela segunda vez em plena fase de preparação para a Maratona de Paris, que até à data tem pecado bastante no volume, quando comparado com o treino que fiz para a Maratona do Porto. Nessa altura acumulei perto de 1200Km em 4 meses, mas em consequência também andava bastante cansado. Não sei se vai ser prejudicial esta opção de fazer menos quilometragem e substituir alguns treinos pela bicicleta (também já com a ideia de participar no Triatlo de Gaia que vai ocorrer em Junho), mas isso só saberei em Abril...!

No ano passado gostei de prova e decidi voltar para constatar que a prova melhorou ainda mais em relação ao ano passado a todos os níveis.
Acordei bastante cedo e apesar de ter combinado ir com o Rui Pena, decidi arrancar mais cedo e conduzir até Viana, mas ainda assim demorei algum tempo a estacionar e levantar o dorsal ficando mais uma vez comprometido o aquecimento ideal.

O meu objectivo era, como sempre, ambicioso: baixar a 1h20! Mas uma coisa que tenho vindo a aprender é que no atletismo não há milagres. Sem treino, alimentação e descanso adequado não se pode melhorar. Mesmo assim tento sempre dar o melhor e foi isso que fiz.

Baixar 1h20 implica um ritmo de 3.47m/K. Tinha feito recentemente os 10K de Santo Tirso com ritmo de 3.45m/K e por isso é que digo que o objectivo era ambicioso.
De qualquer forma consegui partir perto da fita e arranquei bem, embora sentindo as pernas muito presas no início.
Nos primeiros 5 Km a prova é fácil e sem grandes oscilações de altitude (ver gráfico), o que me fez passar com 19 minutos.



Depois até ao 7º Km há uma subida extensa e desgastante que me fizeram comprometer o objectivo, porque fiz parciais um pouco superiores a 4 minutos. Julgo ter sido distracção, porque ainda ia relativamente fresco.
Cheguei ao 10º K com 38m37s e já em perda.
Até ao K 13 volta a subir novamente, para depois enfrentarmos uma longa descida até ao 15º K, onde passei com 57m50s.

Não achei mau, mas recuperar 50 segundos só era possível se continuasse a descer até ao fim! E até ao fim continuou o sobe-desce constante. Nesta altura faltavam pernas e sobrava estrada e já só consegui passar ao Km 20 com 1h17m46s ( deveria passar com cerca de 1h16m).
Aqui redefini o objectivo que passou a ser bater a marca da Meia Maratona Cego de Maio e foi com bastante custo que cheguei à meta com 1h22m11s.Pelo menos isso consegui.


No final um saco de ofertas bem recheado e até a novidade da ajuda a retirar o chip da sapatilha. Excelente! Parabéns à organização!

Resultados



Percurso:
Clicar para ver em Modo Player


Próximo Objectivo: 10K Braga

8 comentários:

Rui Pena disse...

Boas Velhote...

Afinal não nos encontrámos... mas se for a Braga,(ainda não sei se estou cá no Norte), está combinado que vamos juntos... e se não for esta é outra logo a seguir...

Temos que falar desse Triatlo de Gaia.

Abraço,

Rui

Avicor disse...

Parabéns pelo blog , muito bem organizado e informativo ., sou amante dessa maravilhosa atividade esportiva .

Retribua a visita sou do Brasil e meu blog é : www.avicor.blogspot.com

Avicor (associação virtual de corredores)

www.avicor.blogspot.com

MPaiva disse...

Mark,

Muitos parabéns pelo excelente resultado. Esse tempo é muito bom e acredito que durante o ano irás conseguir atingir esse objectivo!

abraço
MPaiva

António Almeida disse...

Olá Mark
parabéns pela ambição e também pelo resultado que não deixa de ser muito bom ainda que esperasses mais.
Boa semana.

João Paulo Meixedo disse...

Bela prova. Cruzamo-nos a determinada altura, mas ias a beber e não te quis desconcentrar.
Também vou a Braga; pode ser que desta vez dê para combinar.
Abraço.

hugo10 disse...

Boas,
Pergunto-me quando é que vais deixar de melhorar os tempos prova atrás de prova...és um poço de energia...já é habito vir cá dar-te os parábens...eu voltei a treinar, talvez a gente se encontre um dia destes.

Abraço

joaquim adelino disse...

Parabéns amigo Mark, bela prova, estive a seguir o Garmim e vi que aquilo é mais difícil do que parece.
Obrigado pela visita e pela mensagem que deixou.
Um abraço.

Hélder disse...

Parabéns Mark! Achei curioso porque nesta primeira visita ao seu blog vi na sua foto de chegada um colega do meu clube (Clube de Atletismo de Ovar) que ajudei bater o seu melhor tempo à meia maratona (melhorou 3 min). Bons treinos e boas provas.