03 janeiro 2010

12ª São Silvestre Santo Tirso

Terminei na 12ª edição da São Silvestre de Santo Tirso a minha ronda pelas tradicionais corridas de fim de ano. O ano passado estive aqui presente pela primeira vez e guardava boas recordações da prova. Desta vez tive um bónus: a presença da Família a assistir à prova! Fantástico! As minhas pequenitas gostaram bastante de ver os miúdos a correr e quem sabe lhe tenham tomado o gosto!

Prova organizada pela Centro de Atletismo de Santo Tirso como apoio técnico da Desportave. Este ano houve uma novidade que foi o Controlo por Chip. Para uma prova com custo de inscrição de €3,5 é bastante bom. De igual forma os Kms encontram-se devidamente marcados e o abastecimento está bem visível.

Durante o aquecimento encontrei novamente o Miguel Torres, cujo objectivo passava por "vingar" a SS do Porto. Ainda não sei como lhe correu, mas espero que tenha conseguido. Pouco depois encontrei também o Rui Pena , que me parece encontrar-se num crescendo de forma.

O objectivo era entrar na casa dos 36 minutos, mas ao contrário da ideia que retive da minha participação do ano passado o percurso da prova não é nada fácil, porque grande parte do percurso é feito em empedrado e com muitas subidas e descidas (ver gráfico abaixo)


Na partida a habitual confusão! Desta vez distraí-me e parti mesmo na cauda de pelotão o que dificultou bastante o primeiro Km, devido ao grande aglomerado de atletas. Apesar de ser a descer fiz os primeiros 500 metros em 2min. e os segundos 500 metros em 1m30s, o que diz bem da minha tentativa de recuperar tempo.
0 4ºKm assinala uma extensa subida que afectou o ritmo com que seguia (4m12s) e me fez perder os segundos acumulados no início. Passei aos 5Km com 18m45.
Sempre pelo centro da cidade a prova conta com algum público na estrada, mas à excepção da parte em que voltamos a passar pela zona de partida, não deu para sentir muito apoio. Aqui foi quando recebi o apoio da família que é sempre importante.

A partir daqui começamos num constante sobe e desce. Para mim a grande vantagem destas provas com bastantes aclives e declives é mesmo desenvolver a capacidade de sacríficio. Pela minha parte aqui tentei forçar um pouco mais na subida, porque considerei ser mais vantajoso em termos de treino. Nas descidas recuperava um pouco e gradualmente ia aumentando o ritmo, caso a mesma fosse extensa o suficiente para tal.
Foi o caso da descida do Km9 que decorria com bastante trânsito do lado esquerdo, o que considero ser a única nota negativa a prova.
Terminei com 37m24s, mas com o GPS a assinalar cerca de 9850m,que penso serem justificáveis com o facto de ter saltado frequentemente para os passeios (eu e toda a gente) para fugir ao "paralelo". Os 36 minutos ficam para outra oportunidade.

Resultados aqui:

Bons treinos para todos!
Próximo desafio: Meia Maratona Manuela Machado (Viana Castelo)

9 comentários:

luis mota disse...

Olá Mark!
Excelente desempenho a abrir o ano.
Muitos parabéns pelo resultado obtido.
Com este andamento vai haver record na Meia Maratona.
Grande abraço,
Luís mota

MPaiva disse...

Mark,

Com esta evolução nos teus tempos ainda te vamos ver a lutar com os primeiros! Muitos parabéns!

abraço
MPaiva

hugo10 disse...

Boas,
Tás em grande, deixei de te ver ao 1km olhei para o relogio e marcava 3m37s não era ritmo para mim...
Repito as palavras do MPaiva há uma evolução nos teus tempos fantastica, nota-se que andas a dar no duro.
tás quase nos 36m quem sabe se dia 14/3 nos 10km de dia do Pai...
Abração

João Paulo Meixedo disse...

Não chegaste aos 36, mas fizeste um belo resultado e, ao que parece, a organização melhorou em relação aos anos anteriores. Pode ser que regresse lá, este ano e me esqueça como fiquei zangado na última edição.
Abraço.

José Capela disse...

Mark,

Um 2010 cheio de corridas!
A roda, começa já em Viana daqui por 15 dias e depois com as maratonas que vais fazer este ano, vais certamente ir muito mais além que Varsóvia!!! rsrsrsr

Abraço

José Capela

hugo10 disse...

Boas,
Entao e a volta a Cesar em S. Jõao da Madeira dia 10/01/2010 não vai contar com a tua presença???
Bons treinos para a meia Manuela Machado.
Abraço

Mark Velhote disse...

Olá Hugo,

Parabéns também pela tua prova em Sto Tirso.
A Cesar não vou, porque ver se faço uns treininhos mais longos. Também não concordo muito com provas que cobram valores diferentes a atletas federados e não federados (é para o seguro dizem eles).

Bons treinos

tutta disse...

Valeu pelo comentário deixado lá no meu blog Mark.
Muito obbrigado por acompanhar aquele simples e humilde espaço.
E parabéns pela excelente prova que fizeste.
Abraço e FELIZ 2010 pra vc também.

Ahh, um detalhe.
Quando você faz uma nova postagem, não está aparecendo no painel do meu blog.
Porque será? Você sabe.
Valeu.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Katryny disse...

Parabéns Mark!
2010 Promete pra ti!