
Pelo segundo ano consecutivo desloquei-me a Ovar para participar na famosa e cada vez mais concorrida Meia Maratona. Tal como no ano anterior fui na inestimável companhia do
Meixedo! Um abraço para ele!
Esta prova reúne bastantes virtudes como o excelente percurso, bastante apoio do público e um autêntico cabaz de ofertas no final, no entanto peca noutros pormenores que para mim são essenciais e que passam simplesmente pela inexistência de controlo electrónico. É verdade que enviaram um mail a informar que devido à conjuntura económica não tiveram possibilidade de implementar esta facilidade, mas não fiquei convencido. Menos convencido fiquei no final, com o controlo das pulseiras que é inexistente e com a forma como fazem a seriação dos atletas na chegada à meta.
De negativo também assinalo a partida feita numa rua estreita para tantos participantes, de qualquer forma não será por isto que deixarei de participar em 2011.
Quanto à minha prova os objectivos era claros:
- Fazer um primeiro teste para decidir sobre a presença na Maratona do Porto.Apesar de ter continuado a treinar não tenho feito treino específico para a Maratona, ou seja, treinos longos que visem preparar as pernas e a mente para desafiar a distância. O ano passado entre Julho e Setembro fiz quase 900 Km de treino. Este ano cerca de 100 km em 4 meses embora muito cross-training (bike e natação).
- Mesmo com pouco treino sentia-me preparado para a Meia Maratona , pelo que estava na ideia de tentar fazer uma média de 4m10s/km.
- Por terceiro estava decidido a fazer melhor que no ano passado (1h29m)
Durante o aquecimento encontrei um antigo amigo de escola que vai correr a primeira Maratona. Pelo entusiasmo que tenho visto creio que vai ser novamente batido o record de participações!
Sem planearmos nada em concreto acabamos por fazer a prova juntos no chamado split negativo, i.e., na primeira parte da prova e como saímos do meio do pelotão foi impossível andar mais depressa, mas assim que tivemos terreno livre conseguimos manter um ritmo bastante positivo que nos permitiu concluir com
1h26m19s (tempo de relógio). Acabou por ser um excelente teste e apesar de hoje sentir algumas dores musculares nos gémeos creio que no próximo domingo estou apto para encarar a Meia Maratona Sport Zone.
ResultadosFotos Percurso no Garmin Connect com parciais e Altimetria,