29 abril 2012

10º Circuito Arouca - Sra Mó

Depois de uma agradável estreia em Esposende numa prova com baixo grau de dificuldade (disseram eles) fui a terras de Arouca praticar "escalada" no 10º Circuito Arouca -  Sra Mó .
Se a distância parecia acessível (13Km) já o percurso era acidentado QB!

Altimetria 10º Circuito de Arouca

O objectivo principal era chegar ao fim sem cair e sem qualquer tipo de lesão! Depois também tentar divertir-me e apreciar a paisagem que é coisa que não costumo fazer nas provas de estrada. A descrição não deixa margens para dúvidas e confesso ter subestimado um pouco estas palavras:

13,5 km de distância (medição via GPS), com partida às 10h45m frente à Câmara Municipal de Arouca e meta no mesmo local. Utiliza trilhos de montanha e caminhos florestais no vale de Moldes e Monte da Senhora da Mó, com fase inicial em asfalto (Rua de S. Pedro) dando lugar a subida inicial moderada a forte (dos 300 aos 684 metros de altitude) ultrapassando, por vezes, 25 % de inclinação média, até ao alto da Senhora da Mó, seguindo-se descida, em estrada florestal, até ao Vale de Moldes, onde se percorre um trilho de montanha até Candosa antes de enfrentar um duro aceiro que levará os concorrentes dos 284 metros de altitude da Quinta da Candosa até aos 712 metros do Alto da Senhora da Mó, após o qual tem início a descida para Arouca por um trilho de montanha, de grau de dificuldade muito elevado, e estradas de terra que permitirão a contemplação de Arouca e do seu vale em toda a sua amplitude


A única parte errada deste texto foi a partida ter sido às 10.46h. De resto confirmo T-U-D-O!
12h depois estou fresco, mas amanhã não sei se vou poder dizer a mesma coisa....:D

Classificações Disponíveis Aqui (ainda não publicadas à hora deste post)


Percurso

2 comentários:

Frank Knaesel disse...

Mark, estás quase a convencer-me a entrar definitivamente no mundo trail. Parabéns e um abraço, até dia 13 :)

João Correia disse...

Boa, Mark! Cada vez mais perto da natureza. Eu faria a seguinte sugestão à organização: Porque não designar ao evento Trail FáFá de Belém? Ora vejam lá bem!
Grande abraço.