05 abril 2009

19ª Meia-Maratona Cego do Maio - Póvoa de Varzim


Estive algo indeciso em participar nesta prova uma vez que neste mesmo dia e à mesma hora tinha a Corrida das Aguas de Gaia (10K) à porta de minha casa.

A Maratona do Porto aproxima-se a grande velocidade (já estamos em Abril !?!?!) e a necessidade de começar a participar em provas com maior distância venceu!

Cheguei cedo à bonita cidade da Póvoa e dirigi-me de imediato ao Pavilhão onde era feita a entrega dos dorsais que decorreu rapidamente.

Desconheço ainda o número de participantes, mas acho que a prova de Gaia fez com que muita gente deixasse de participar nesta Meia.

Alguns segundos para actualizar o Twitter, colocar o dorsal e saltei para estrada para começar o aquecimento!

Não demorei muito a encontrar o Miguel Paiva (de bicicleta) e o Capela (de motorizada, rs). Aproveitamos para trocar as impressões da praxe e num instante eram 10.30h, hora da partida!

O plano da prova estava traçado e passava por tentar fazer cada Km em 3m50s!
Aproveitando o habitual embalo inicial fiz a famosa Avenida dos Banhos em 3m37s. De seguida, passando o Casino e seguindo para o interior da cidade fiz os 2km seguintes em 3m42 procurando já ganhar almofada para o que adiante viria...

A corrida entrou então numa Estrada Nacional e uma extensa recta aguardava os atletas. Aqui tentei colar-me a um grupo que levava uma passada consistente o que me permitiu passar com 18m37s aos 5K.

Como sempre não dispenso o abastecimento, embora isso represente a perda de alguns preciosos segundos (rs rs). De salientar a existência de esponjas o que era inédito para mim que ando há pouco tempo nestas andanças, embora não estivesse muito calor o que acabou por ajudar toda a gente!

Continuei num ritmo confortável o que me valeu passar ao 10ºK com 37m59s, contudo nesta fase já comecei a perder rendimento e perdi o grupo ao qual ia colado.

Nesta fase destaco a presença da campeoníssima Aurora Cunha em plena estrada a incentivar os atletas quase 1 a 1, o que no meu caso resultou em pleno, porque ia isolado e numa altura em que o vento começou a bater de frente !

Depois de ao K 13 (só podia, rs) chegar pela primeira vez aos 4 minutos/K , voltei a recuperar algum terreno, mas já longe do objectivo inicial de 3m50s e já a aproveitar a bela da almofada que conquistei na fase inicial da corrida!
De qualquer forma ia a sentir-me bem e acabei por não acusar a falta de treinos longos (quando digo longo quero dizer superiores à distância da Meia), o que não invalidou que por volta do K 19 sentisse a famosa "dor de burro"!!
Confesso que cheguei a temer que tivesse de reduzir drasticamente o andamento, mas o incómodo desapareceu e acabei por chegar novamente à Avenida dos Banhos, cortando a meta com o agradável resultado de 1h22m39s (tempo de relógio e com o GPS a assinalar mais 200 metros).

Resultados Oficiais aqui
Fotos da Prova aqui

Gostei da prova e se puder regressarei!
Bons treinos!

14 comentários:

joaquim adelino disse...

Pois amigo correu e correu bem. esse tempo é bem abaixo dos 4 minutos. É preciso ter já uma boa consistência para manter esse ritmo durante tanto tempo.
Agora é manter mas não se esqueça que a Maratona ainda vem bem longe.
Um abraço.

Flechinhas disse...

Parabéns pelo tempo. É de facto um lugar muito agradável para correr, contudo o grande problema desta prova tem sido sistemáticamente o vento que se faz sentir, não deixando grande margem de manobra para os atletas poderem fazer melhores resultados, contudo a nossa preseverança vencerá!
DS
osflechinhas@gmail.com

MPaiva disse...

Mark,

Muitos parabéns pelo fantástico tempo que conseguiste. A evolução que tens tido nos últimos meses é absolutamente notável. Estes tempos que tens conseguido fazem prever, se nada acontecer nos próximos meses, uma estreina na Maratona em grande nível.

abraço
MPaiva

António Almeida disse...

Caro Mark
parabéns pelo tempo sensacional, como diz o Miguel a sua evolução tem sido notável (e em tão pouco temp).
Mais uma vez parabéns.
Continuação.

luis mota disse...

Olá Mark!
Parabéns pela bela prestação.
Faz bem definir o objectivo e trabalhar a pensar nele.
Forte abraço,
Luís Mota

LuisCosta disse...

Viva Atletas,
Primeiro que tudo, os meus Parabéns, isso é um grande tempo Mark, parece-me:) até porque só fiz a Meia de Ovar pela 1ª vez no ano passado (1h45min52), e foi a minha estreia em provas!!!ehehehe
Ora, fui um desses que esteve no I G.P. Aguas de Gaia, devo dizer que é uma prova muito dura, mas já têm uma organização muito boa, impecável mesmo!!Acabei em 48min08s, nada mau, uma vez que ainda nao estou a 100%!!Diziam lá até, que a S.Silvestre Porto foi mais fácil, portanto... :)

Tudo de Bom, LuísCosta

Mark Velhote disse...

Olá Joaquim,

Tirando a dor de burro que me afectou durante uns bons 500 metros aguentei-me bem!

Flechinhas,

Acho que ontem o vento estava bem calmo para o que é habitual! Mas com vontade não há vento que nos derrube!:D


Olá Miguel,

Muito Obrigado ! É importante ir recebendo este cumprimentos que servem de incentivo para continuar!
Mais uma vez espero que recuperes rapidamente! Com o nível a que estavas quando te lesionaste também estou certo que chegarás a marcas muito boas num futuro muito próximo!

António e Luís

Obrigado mais uma vez pela visita, comentários e palavras de incentivo.

Luís Costa,
de vez em quando costumo treinar na Av D. João e por acaso é bastante difícil porque tem umas subidas complicadas e algo longas.
Fizeste um tempo tb muito bom tendo em costa que estiveste lesionado!
Quando crias um blog? tinhas aqui um seguidor !

Abraço

Ana disse...

Ola Mark
obrigada pela visita no meu blog.
comecar com uma meia não é p/ qualquer um, é p/ aqueles que voam como vc. Mas um dia ainda terei uma meia no meu curriculum.

Parabens pela prova

LuisCosta disse...

Viva Mark,
Já estou a seguir a tua proposta!Estou a criar o blog:) tenho tido algum tempo, e aí está ele: http://correremsprint.blogspot.com/
Abraço, Luis

JP disse...

Que grande tempo, caro amigo. Muitos parabéns. Não foi um tempo "agradável", já foi um tempo de atleta. Mas não se esqueça, uma maratona não são "duas meias". É muito diferente. É o que dizem.
Na primeira tem de ter cuidado com o ritmo inicial.

Xampa disse...

olá, obrigado pelo comentario no meu blog. valeu !!!!

Carlos Lopes disse...

Mark

parabens pela prova

Duarte Gregório disse...

boas,
votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
continuaçoes de boas corridas
abraço

Carlos Lopes disse...

Feliz Páscoa.
Cuidado com os doces, folares e outras iguarias. Agora dizem que faz mal. Porque é que se foram lembrar disso? Quando a gente não sabia não faziam mal. Ou não!
Mas o que interessa é que este vosso amigo se lembrou de desejar uma boa Páscoa.
Não h+a nenhum anexo com coelho que põem ovos, nem ovos de chocolate. Só mesmo a lembrança.