25 junho 2009

Preparação

Faltam precisamente 19 semanas para o DIA M!

Estes últimos dias têm sido muito fracos em termos de treinos, mas agora que começou a contagem decrescente há que começar a empregar algum método e disciplina na preparação.

Ainda não fiz nenhum treino que tenha ultrapassado os 24K e por isso não consigo saber a minha reacção para além desta distância.
Pelo que tenho lido o treino passará por ir aumentando gradualmente a distância do treino, embora tenha de encontrar uma forma de me abastecer sem ter de carregar com barras, gel, agua,etc enquanto corro.

Entretanto e desde Novembro de 2008 já acumulei cerca de 1200Km corridos o que é sempre agradável de constatar.
No entanto correr 42K de uma só vez é uma história completamente diferente...

Um enorme desafio seria correr a Maratona dentro das 3 horas, o que implicaria um pace de 4,15m por Km.
Se por um lado fico tentado a estabelecer este ambicioso objectivo, por outro lado digo a mim próprio para ir devagarinho que hão-de haver muitas maratonas pela frente...
Também é verdade que tenho aprendido bastante com experiências de outros corredores, além de saber o quanto é difícil manter um ritmo destes durante tanto tempo.
Fazer o quê? :D

Uma coisa é certa: dia 8 de Novembro lá estarei para correr a minha primeira Maratona. Se tiver força nas pernas vou até onde elas me deixarem, mas sempre com a ilusão de cortar a meta!A ver vamos...

Bons treinos

3 comentários:

Diego da Costa disse...

Boa sorte na realização da sua primeira maratona e que você possa ter um bom desempenho de acordo com as suas pretensões.

Abraços e bons treinos!!!

Fernando Andrade. disse...

Caro Mark
Não quero armar-me em campeão, nem lhe vou dizer nada que já não saiba. Mas para quem vai fazer a sua 1ª maratona aquilo que deve fazer é ponderar bem os seus objectivos. Se em 1º lugar pretender concluir a prova, ter um primeiro contacto com a distância e conhecer a reacção do organismo e da psique ao esforço prolongado, só tem de marcar um ritmo confortável para, no final tirar as suas conclusões. Se o seu objectivo for uma boa marca, aí, já deve sentir-se confiante na preparação feita (que já incluirá algum treino específico), mas a dose de risco é sempre maior.
Quer corra para uma coisa quer corra para outra, desejo que chegue ao fim e se sinta realizado e a perguntar "quando é que é a próxima?!".
Grande abraço (e pode ser que nos conheçamos na Corrida das Festas da Cidade, pois vou lá estar caído, numa das melhores corridas do País).

MPaiva disse...

Mark,

Por aquilo que tenho visto da tua evolução, o objectivo de correr abaixo de 3 horas é possível, embora seja muito ambicioso envolvendo mesmo algum risco.
No meu caso, quando fiz a minha primeira (e até agora única) maratona, tinha estabelecido como objectivo as 3h30m, o que aponta para uma média/Km de 5:00. Tratava-se de um objectivo razoavelmente realista face à boa preparação que tinha feito nos 3 meses prévios.
A verdade é que na parte final acabei por não ter forças suficientes para aguentar o ritmo, tendo acabado com cerca de 8 minutos de atraso face ao ambiconado.
Creio que, se forçares um ritmo de 4:15 desde o início corres o risco de teres uma quebra no final e com isso acabares com um resultado abaixo do esperado.
O ideal é veres como te corre a preparação e mais perto decidir a estratégia. No entanto, talvez seja avisado começar com um ritmo com margem face ao teu potencial e depois, se tiveres força nos últimos 10 Km, avançares para um tempo melhor.

abraço e até Domingo
MPaiva