03 novembro 2009

Maratona Porto 2009


Faltam 5 dias, mas se pudesse ser já amanhã eu agradecia!

Ontem devo ter feito a Maratona a sonhar. Literalmente.
A melhor parte foi que neste sonho a prova correu perfeitamente embora não tenha conseguido ver o fim, porque, como todos os sonhos bons alguém nos acorda antes de vermos a glória!


De qualquer forma já não consigo disfarçar a ansiedade. Será que vou arriscar demasiado? Será que o vou sentir o "temido muro" dos 3oK? Será que vai chover nesse dia? Será que treinei o suficiente?

Retive algumas frases que fui ouvindo ao longo deste caminho:
"1 Maratona é um passeio de 30 Km e uma corrida de 12,195K"
ou
" 1 Maratona não são duas Meias Maratonas".

São frases que alertam para a necessidade de gerir bem o esforço e é com mente nestes avisos que vou encarar a distância.

Tenho ainda também dúvidas sobre que equipamento usar neste dia, se levo o iPod, quando usar o gel e até se o gel me vai cair bem ou mal?
São algumas incógnitas para as quais não tenho ainda resposta e poucas debaixo do meu controlo.

Resta confiar no treino realizado e esperar que tudo corra bem e, como já referi, que seja a primeira de muitas.
É também verdade que estou com bastante confiança, mas não sei até que ponto é que isso poderá ser bom.
Talvez fosse sensato ir fazer a primeira Maratona só para terminar bem, mas não me sentiria bem comigo mesmo sem arriscar um bocadinho. A meu favor acho que joga o facto de os treinos longos me terem saído satisfatoriamente, embora a outro ritmo é claro.

Seja como for, Domingo cá estarei para vos contar como foi. Entretanto podem ir sempre acompanhando as minhas "últimas" através do Twitter!

Para finalizar desejo Boa Sorte a todos aqueles que vão participar nesta edição da Maratona do Porto com desejos de um óptima prova.

Abraço

16 comentários:

luis mota disse...

Olá Mark!
A estreia está próxima, onde espero que consigas atingir os teus objectivos.
Agora resta aguardar serenamente a partida e tudo correrá bem.
Votos de uma boa semana e até domingo.
Luís Mota

joaquim adelino disse...

Olá amigo Mark
descanse que vai correr tudo bem.
Faça uma análise do que foram os treinos, o ritmo, o calçado utilizado, os abastecimentos e a auto desciplina, e vai ver que irá limar algumas dúvidas que ainda poderá ter.
Até Domingo
Abraço.

Jorge Almeida disse...

Caro colega … boa sorte ... a ansiedade é normal! ... Também vai ser a minha primeira Maratona pelo que estou +/- com as mesmas dúvidas ... o lema é "podes desistir e ninguém saber ... mas tu nunca o esquecerás" Com este lema vou ter que fazer tudo para chegar ao fim (e se possível com menos de 3h10m!)… Boa sorte para todos e até domingo.

Pena disse...

Caro Mark,

Abraço e boa semana até Domingo.

Rui Pena

aalavic disse...

Caro Mark, estou a preparar-me para os 14K da family race e ontem "tropecei" no seu blog. Confesso que li todos os seus posts. Que loucura!!! Você é uma autêntica gazela, sempre a acumular kms de alcatrão e paralelo!
Espero que a maratona lhe corra pelo melhor e repito um conselho de veterano (que obviamente, não sou!): confie no seu treino!

António Vicente

PS- Uma pergunta: sabe dizer-me onde é o ponto (+/- exacto) de viragem da family race? É que com os "desenhos" não vou lá!

::TC Projeto Triathlon (Tuco):: disse...

Vai dar tudo certo... Este frio na barriga e ansiedade, pelo jeito não acontecem somente comigo!! MAs vai com fé que o final será muito feliz!!

Tuco – Rumo aos 42K
Curitiba- PR
http://tcprojetotriathlon.blogspot.com/

MPaiva disse...

Mark,

O treino foi bom e tenho a certeza de que a prova te vai correr bem. Por aquilo que conheço de ti sei que todo o estudo que fizeste sobre a Maratona, o conhecimento perfeito que tens do percurso e das tuas reacções nas provas que tens vindo a fazer farão de ti um bom gestor do esforço.

abraço e até Domingo
MPaiva

PS - Palpite do teu tempo final: entre 3:10 e 3:15!

Katryny disse...

Com certeza vai dar tudo certo Mark!
Estarei na torcida, ansiosa pelo seu relato de primeira maratona.
Boa sorte!

Mark Velhote disse...

Olá a todos,

Muito obrigado pelos comentários, conselhos e pela força!

Sem dúvida que uns dos meus principais factores de motivação é este blog e por isso vos agradeço mais uma vez!

Até Domingo

Mark

PS:António, segundo me recordo o retorno é junto à Praia da Luz. Espero que este ponto de referência ajude...

Cláudia disse...

Eu fiz a minha primeira maratona esse ano e posso lhe dizer a ansiedade aumenta a cada minuto, mas na hora cada km percorrido é uma imensa vitória e derrepente descobrimos a nossa capacidade de superar qq desafio...

Boa Maratona !!!

Flechinhas disse...

Quando a corremos pela primeira vez e atingimos a linha da chegada, por breves momentos sentimo-nos como se tivéssemos cometido um acto heróico!!!.
Depois diga-me algo...
Abraço
Os Flechinhas
Duarte Silva

Alberto disse...

Mark, espero que tudo corra bem no Domingo!
Pelo que tenho lido sobre os treinos, não tenho dúvidas sobre isso.
Abraço e boa sorte!
Se nos cruzarmos por lá (só se for mesmo antes da partida...), eu aviso...

José Capela disse...

Olá, Mark

Espero que não estejas nervoso com a estreia!

Nunca te esqueças que é correr é um prazer!

Domingo lá estaremos...

Abraço

José Capela

Susana disse...

Olá Mark!
É para lhe desejar uma excelente prova para Domingo! Que corra tudo bem! MUITA FORÇA!
Cumprimentos meus

Duarte Gregório disse...

boas,
é normal dizer-se que nao ha amor como o primeiro, pelo que espero que esta fique registada pela positiva.
boa maratona
abraço

LuisCosta disse...

Boa Prova e muita força!

Luis