27 dezembro 2009

7º São Silvestre Gaia -2009

Participei ontem na 7ª edição da São Silvestre de Gaia. Foi a minha 2ª presença consecutiva numa prova cujo percurso coincide praticamente com o local onde costumo treinar e também com o percurso da Maratona da Porto de boa memória para mim.

Terreno praticamente todo plano, com uma pequena parte do piso em paralelo (no princípio e no fim) convidativo a bater recordes pessoais a menos que as condições atmosféricas não ajudem (costuma fazer algum vento nesta zona), ou a menos que a organização adicione uns metros valentes ao mesmo.

Levantado o dorsal encontrei o Rui Pena que me alertou para a novidade de Gaia ir receber uma prova de triatlo! Ora para que gosta de se estrear nestas aventuras à "porta de casa" esta será uma oportunidade única. Aguardo mais notícias sobre este assunto.

O dia estava frio, mas ao contrário do ano passado não choveu. Comecei o aquecimento de gorro e de luvas, mas logo ao fim de alguns segundos vi-me forçado a dispensar os acessórios. Afinal não estava assim tanto frio quanto isso. Logo encontrei também o Vítor Dias e o Meixedo e durante o percurso reconheci um dos Flechinhas que ainda não tenho o prazer de conhecer pessoalmente.

Preparativos para a partida e logo toda a gente estranhou o facto do arranque inicial ser dado para o lado contrário do ano passado, ou seja, ao invés de partir directamente para a Afurada foi necessário ir à Ponte D. Luís e fazer o retorno. Logo à partida os cerca de 500 atletas foram canalizados por um funil apertado em piso empedrado. No mínimo perigoso e desnecessário conforme se veio a verificar no final.

O resto da prova decorreu como esperava e se considerar a distância medida pelo Gps (que obviamente também tem alguma margem de erro) consegui bater a minha melhor nos 10K tendo cronometrado 37m21s.
Para a história ficam 40m36s relativos a cerca de 10.800 metros medidos pelo relógio, 121º da Geral entre 565 atletas chegados à meta.

Resultados aqui
Convido-vos a ler uma análise positiva sobre a prova no blog da Maria Sem Frio nem Casa (que não tive o prazer de reencontrar). Obviamente nem toda a gente corre contra-relógio, mas é sempre uma frustração não vermos o esforço recompensado porque uma prova apresenta uma distância muito diferente da anunciada. Sendo isto também válido para as prova com menos distância é claro.

E para finalizar deixo-vos aqui as análises "menos positivas" à prova (como eles dizem salvou-se o bolo-rei e o cházinho quente):
- S. Silvestre de Gaia teve prolongamento (Vítor Dias)
- São Silvestre de Gaia (Rui Pena)
- S. Silveste - Jornada dupla (João Meixedo), mix com a SS Porto.

Quanto à minha participação na São Silvestre do Porto falarei amanhã (ou depois - vamos ver lá ver se consigo desgrudar da Wii).

Abraço e Boas Festas para todos!

5 comentários:

João Paulo Meixedo disse...

com que então o Pai-Natal trouxe-te uma wii? Portas-te-te bem durante o ano, foi? :)
Continuas em grande forma.
Hoje não te vi mas já checkei o teu resultado. Em grande forma, sim senhor.
Abraçôm

Mark Velhote disse...

eheh
Correu mal pah! Deram chá e eu estava à espera de uma garrafa de vinho! :D

Cheira-me que vou trocar as Corridas pela Wii!

Abraço

MPaiva disse...

Parabéns pela prova que fizeste. Com esse andamento o ano 2010 anuncia-se muito aupicioso!

abraço
MPaiva

RuiRuim disse...

porra assim parece fácil!

Flechinhas disse...

Parabéns amigo!
Quanto a esse problema de não me conhecer pessoalmente, temos de o resolver rapidamente. No nosso Blog sou o 6.º elemento das fotos no canto superior direito. Agradecia que na próxima oportunidade me aborde, para lhe dar um abraço.
Abraço
Duarte Silva