08 dezembro 2009

52ª Volta a Paranhos


Teve hoje lugar a 52ª edição da Volta a Paranhos, uma das mais antigas provas de atletismo de estrada do país.

Resultados aqui. Fotos Aqui . Mais fotos aqui (cortesia do meu amigo Novais)

Percurso registado pelo Garmin Forerunner 305 e os meus parciais.

Pela minha parte participei pela segunda vez, embora ano passado me tenha esquecido de colocar o chip e por isso motivo não consto dos registos oficiais da 51ª edição.

Para mim a prova encerrava alguns desafios, nomeadamente o facto de não participar de uma corrida de 10K desde o passado mês de Março (a última foi em Avintes e desde então tenho participado principalmente em Meias Maratonas) .
Sendo os 10k uma distância... digamos... oficial (corridas com 7, 8 9K parecem não ter tanto valor) estava curioso para saber quanto valia.
A realidade é que desde a Maratona que tenho treinado pouco e muito menos velocidade, mas ainda assim estabeleci como objectivo tentar fazer uma média de 3.40m/km o que daria um resultado final de aproximadamente 36m40s.

A corrida

Consegui colocar-me a 3/4 metros da fita, mas como sempre, passados alguns minutos até velhinhos de cadeiras de roda estavam à minha frente! Adiante.
Tiro de partida e salve-se quem puder! Somos logo presenteados com a descida da Rua Manuel Laranjeira e sem surpresa passo no Km1 com 3m29s!
No Km 2 somos obrigados a devolver a oferenda inicial e "escalar" a mesma rua. Não há tempo para abrandar , mas passo com 3m56s.
Km3 em plena Rua Costa Cabral, terreno plano e asfalto em razoável estado. Esta prova como sempre apresenta um nível competitivo muito elevado. Apesar de "rolar" a 3m38s fui sendo ultrapassado por bastantes atletas a quem nunca mais pus a vista em cima. :-D
O 4ºKm é um doce envenenado, porque a Rua da Constituição é uma descida um tanto ou quanto subtil que nos embala e consome energias essenciais. Não obstante passei aqui com 3m32s, mas com o conta-rotações no vermelho!
No Kms 5 e 6 passamos pelas Ruas Serpa Pinto e São Dinis que coincidem com uma subida algo íngreme para quem já viu melhores dias. Consigo passar a metade da corrrida dentro do objectivo, ou seja com 18m21s, mas já em perda.
K7 na Rua do Amial que desce ligeiramente e consigo fechar com 3m37s. Nos kms 8 e 9 já junto do pólo universitário passo com 3m47s e 3m55 respectivamente e para fechar em beleza a interminável subida da Rua Manuel Laranjeira que me fez gastar 4m06s.


Terminei com 38m01s em 123º da Geral entre 1128 atletas chegados à meta. Acima do objectivo é verdade, mas satisfeito face ao percurso do qual já não me recordava muito bem e parecia mais fácil.

Mapa do Percurso

(clique para aumentar)

Elevação


(clique para aumentar)

De positivo assinalo a participação popular e o número de participantes (cerca de 1200 atletas), a marcação por chip, Kms devidamento assinalados.
De negativo assinalo mais uma vez o facto de não existir abastecimento o que numa prova de 10K é muito mau, embora não tenha estado calor.

Próximos desafios: São Silvestres e início do treino para a Maratona de Paris.
Bons treinos

12 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá Mark.
Parabéns, bela prova, quem sabe não esquece e o regresso a essa distância confirmou isso. Para quem fez a excelente Maratona do Porto de alta qualidade é bom constactar que o ritmo não ficou muito prejudicado.
Desejo que os treinos para Paris decorram bem e com tranquilidade.
Abraço

Pedro Ferreira disse...

Parabéns Mark.
Excelente tempo numa prova com atletas de grande qualidade!

MPaiva disse...

Mark,

Parabéns pela tua prova e pelo bom resultado alcançado. Ainda que não tenhas atingido o objectivo inicial, é importante referir que a prova tem um percurso não muito favorável a grandes performances.

abraço
MPaiva

Novais disse...

Viva Mark.
Parabens pela prova e pelo excelente tempo, após o esforço da maratona nada melhor que uma corrida de 10 km para descontrair.
Abraço.
Link de fotos de paranhos:
http://picasaweb.google.com.br/tonovais

luis mota disse...

Olá Mark!
Excelente resultado companheiro.
Está visto que a “rapaziada” do Norte está com bom andamento.
Votos de uma boa semana,
Luís mota

António Almeida disse...

Olá Mark
patrabéns pela prova com um registo aquém do teu objectivo mas ainda ssim muito bom, muito bom mesmo.
Continuação de boas corridas.
Abraço.

::TC Projeto Triathlon (Tuco):: disse...

Rapazeada de Portugal voando baixo hein MARK? Um forte abraço e se cuide ae... Boas provas

Rui M. disse...

Olá Mark,

Passei por ti mesmo em cima de meta. Atrasei-me muito no primeiro km (4m32s) e do 8º para o 9º (distraí-me e quase que adormeci), estava a poupar-me para a súbida, que pensei que fosse feita ao contrário (estúpido). Depois quando apercebi-me que estava errado, começei a galgar que nem um doido.
Bons treinos a até um dia destes.

Um abraço,
Rui

BritoRunner disse...

Parabéns Mark pela marca e classificação alcançados.

Excelente post, eu que nunca participei na prova fiquei a conhecer melhor que muitos que lá foram...

JCBrito

hugo10 disse...

boas...
Esta foi a minha primeira Volta a Paranhos e vé la tu...esqueci-me de colocar o chip na sapatilha e como estava no bolso nao apareço na classificaçao...mas andei pelos 4m por km...até a S. Silvestre do Porto
Abraço

João Paulo Meixedo disse...

brilhante participação e muito fiel descrição dos km. É exactamente como descreves, só os ritmos dos atletas variam.
Abraço

Carlos Lopes disse...

Um feliz Natal recheado de paz. Boas entradas, um 2010 em grande. Bom Carnaval e uma Páscoa feliz. Um óptimo 25 de Abril, 1º de Maio, Dia do Pai e da Mãe. Goza bem o S. João, Santo António e todos os santos populares. Feliz aniversário e excelentes férias. Pronto, tá tudo despachado até 2011! E não te esqueças de ser feliz!