
Um autêntico dia de Primavera esperava os participantes das 12ª Meia Maratona
Manuela Machado, grande atleta portuguesa que ainda participa regularmente neste tipo de provas e que hoje naturalmente também fez questão de marcar presença!
Pela minha parte participei pela segunda vez em plena fase de preparação para a
Maratona de Paris, que até à data tem pecado bastante no volume, quando comparado com o treino que fiz para a Maratona do Porto. Nessa altura acumulei perto de 1200Km em 4 meses, mas em consequência também andava bastante cansado. Não sei se vai ser prejudicial esta opção de fazer menos quilometragem e substituir alguns treinos pela bicicleta (também já com a ideia de participar no Triatlo de Gaia que vai ocorrer em Junho), mas isso só saberei em Abril...!
No ano passado gostei de prova e decidi voltar para constatar que a prova melhorou ainda mais em relação ao ano passado a todos os níveis.
Acordei bastante cedo e apesar de ter combinado ir com o
Rui Pena, decidi arrancar mais cedo e conduzir até Viana, mas ainda assim demorei algum tempo a estacionar e levantar o dorsal ficando mais uma vez comprometido o aquecimento ideal.
O meu objectivo era, como sempre, ambicioso: baixar a 1h20! Mas uma coisa que tenho vindo a aprender é que no atletismo não há milagres. Sem treino, alimentação e descanso adequado não se pode melhorar. Mesmo assim tento sempre dar o melhor e foi isso que fiz.
Baixar 1h20 implica um ritmo de 3.47m/K. Tinha feito recentemente os 10K de Santo Tirso com ritmo de 3.45m/K e por isso é que digo que o objectivo era ambicioso.
De qualquer forma consegui partir perto da fita e arranquei bem, embora sentindo as pernas muito presas no início.
Nos primeiros 5 Km a prova é fácil e sem grandes oscilações de altitude (ver gráfico), o que me fez passar com 19 minutos.

Depois até ao 7º Km há uma subida extensa e desgastante que me fizeram comprometer o objectivo, porque fiz parciais um pouco superiores a 4 minutos. Julgo ter sido distracção, porque ainda ia relativamente fresco.
Cheguei ao 10º K com 38m37s e já em perda.
Até ao K 13 volta a subir novamente, para depois enfrentarmos uma longa descida até ao 15º K, onde passei com 57m50s.
Não achei mau, mas recuperar 50 segundos só era possível se continuasse a descer até ao fim! E até ao fim continuou o sobe-desce constante. Nesta altura faltavam pernas e sobrava estrada e já só consegui passar ao Km 20 com 1h17m46s ( deveria passar com cerca de 1h16m).
Aqui redefini o objectivo que passou a ser bater a marca da Meia Maratona Cego de Maio e foi com bastante custo que cheguei à meta com
1h22m11s.Pelo menos isso consegui.

No final um saco de ofertas bem recheado e até a novidade da ajuda a retirar o chip da sapatilha. Excelente! Parabéns à organização!
ResultadosPercurso:
Clicar para ver em Modo PlayerPróximo Objectivo:
10K Braga