04 janeiro 2009

11ª São Silvestre Santo Tirso

Uma boa entrada em 2009 com a 11ª São Silvestre de Santo Tirso!
Tive a oportunidade de partilhar a viagem para esta prova com o meu amigo João Meixedo e assim aproveitar o convívio e troca de ideias que nos é proporcionado pelo gosto comum pelo atletismo!
Para ele um forte abraço e muito obrigado pela excelente companhia!



Foi a minha primeira prova fora do Porto, mas não arrisquei uma deslocação muito longa, dado que até Santo Tirso são apenas cerca de 30Km! Ainda assim vale o registo!:)

Crédito imagem

Chegamos com cerca de uma hora e meia de antecedência, porque ainda tínhamos de levantar dorsais e fazer o essencial aquecimento.
A temperatura estava excelente para a prática desportiva e...muito importante...não chovia! Em jeito de brincadeira dizia ao João que quem fez a S. Silvestre de Gaia ficou vacinado contra tudo o que seja tempestades, tornados, furacões etc, mas se pudermos correr sem chuva é muito melhor!

Levantados os dorsais em 5 minutos começamos o aquecimento pelas ruas da Santo Tirso. Entretanto já decorriam as provas dos miúdos onde já se conseguem adivinhar futuros talentos. Esperemos que se confirmem!
Trânsito cortado, automobilistas aborrecidos, mas nada que não se resolva!
A organização tinha também preparada uma zona de aquecimento que já era utilizada por dezenas de atletas e onde encontramos o Miguel Paiva, o João Ferreira e o José Capela.

A prova estava prevista para as 18.30h, mas teve um atraso de 15 minutos. Entretanto os atletas que chegaram mais tarde à linha de partida posicionaram-se à frente da mesma, ou seja, apesar dos pedidos da organização para recuarem para trás da linha o que aconteceu foi que o tiro de partida foi dado com muitos deles à frente da mesma! Nada que influenciasse o resultado final, mas fica aqui a nota negativa para este aspecto!

Apesar de não conhecer o percurso arranquei com um ritmo forte (para mim) e consegui passar ao Km 3 com uma média de 4min/Km beneficiando do facto de os kilómetros iniciais incluirem descidas.

Destaco o facto do percurso ser marcado com indicação da distância (mais uma vez não percebo porquê que a S. Silvestre do Porto não tem estas marcações).

Entretanto algumas subidas fizeram com que passasse aos 5km com cerca de 21 minutos, mas o facto de me sentir bem levaram-me a pensar que podia baixar os 43 minutos de Paranhos caso o percurso me facilitasse a vida!!

E assim foi: dois goles de agua no abastecimento funcionaram como bebida energética e por volta do Km 7 juntei-me com um camarada que me puxou até ao 8,5km permitindo-me chegar à meta com o tempo oficioso de 41,57m o que constitui uma nova marca para mim e uma excelente forma de começar o ano!

A partir daqui a entrega da medalha de participação foi algo demorada e era feita dentro de uma tenda abafada, mas de resto acho que tudo acabou por correr bem.
Destaco também o facto de oferecerem uma garrafa de vinho verde alusiva à Corrida e dois Jesuítas (pastel típico de Santo Tirso).

Os resultados oficiais estão publicados, como já vem sendo habitual, no site Correr Por Prazer.

Bons treinos!

8 comentários:

João Meixedo disse...

Ora aí está um bom relato da coisa. Ainda bem que há alguém que não tem a minha tendência "telegrámica" para contar histórias.
Abraço e até breve, companheiro.

MPaiva disse...

Parabéns pelo belo resultado que, estou certo, é apenas um aperitivo do que virá a acontecer em 2009!
Um abraço

MPaiva

Jorge disse...

Ola Mark, parabéns por mais uma conclusão de uma bela corrida que foi a São Silvestre é isso ae e nada melhor do que correr ao lado de um amigo não é mesmo.
Quem sabe vc não venha um dia correr a São Silvestre aqui no Brasil, quem sabe vc não reviva um dia correndo as ruas de São Paulo por onde os Campões dai de Portugal correram que nem o Carlos Lopes e a Rosa Mota, eu só lhe digo uma coisa vc irar adorar meu amigo.
Boa semana amigo e boas passadas.
Um abraço.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

luis mota disse...

Olá Mark!
Muitos parabéns pelo resultado alcançado.
Se fosse mais perto participaria de certeza.
Continuação de boas corridas.
Luís Mota

joaquim adelino disse...

Amigo Mark
Começa bem o Ano.
Parabéns pela marca e por ter a companhia dos amigos por perto. eles acabam por ser um alento para nós também.
Continuação de bons treinos. Um Abraço

José Capela disse...

Caro, Mark

Referi nos blogs dos outros dois companheiros de blogosfera que conheci na S. Silvestre de Santo Tirso, que ter um blog é mais uma forma de nos motivarmos para as corridas! É que assim sempre temos assunto para escrever!!!

Foi um prazer conhece-lo.

Abraço

José Capela

António Almeida disse...

Olá Mark
excelente "entrada" em 2009, continuação dessa garra.
Abraço,
António Almeida

Filipah!!! disse...

http://votabilita.blogspot.com/2009/09/santo-tirso-visto-pelos-olhos-dos.html