16 janeiro 2011

12ª Prova de Atletismo de Cesar


Participei hoje na 12ª edição da Prova de Atletismo de Cesar que também englobava o Campeonato de Portugal de Estrada 2010/11.

Desloquei-me na agradável companhia do Rui Pena e do João Paulo, atletas da Académica de São Mamede e como não podia deixar de ser a conversa desenrolou-se à volta do Triatlo e também da prova que íamos correr hoje.

A primeira tarefa foi chegar a Cesar (sem acento!). Se tivesse ido sozinho dificilmente teria chegado a horas, mas o Pena deu com o caminho à primeira! De seguida levantamos os dorsais em tempo recorde, dado que a participação não foi assim tanta (465 atletas na meta).

Pouca participação, mas muita qualidade presente nesta prova!
Logo no aquecimento fomos cruzando caminho com muitos dos melhores atletas nacionais que marcaram presença em representação dos seus clubes e só pela velocidade com que aqueciam já dava para perceber a diferença...

A prova consistia em 3 voltas de 5Km pela Vila de Cesar. À partida falava-se da dureza do percurso com bastantes subidas e descidas.
Decidi efectuar uma abordagem mais calma e evitar terminar "nas lonas".
Tal como na Corrida dos Reis reparei que os primeiros Kms foram retraídos e só aí a partir do 3º km consegui soltar-me.
Passei a primeira vez na meta aos 5 K com 20m30s e pensei que a partir daí fosse sempre a baixar, mas senti-me bem e consegui manter o mesmo ritmo na segunda e terceira voltas. Fui sempre ganhando algumas posições, o que não sendo objectivo dá sempre algum alento, principalmente nas subidas.
Terminei os 15 050 metros oficiais (mesmo um CNE não tem a distância exacta) em 1h00m42s o que pareceu bastante positivo dado que na prova que tenho como comparativo (15Km Festas Cidade do Porto) tenho um registo quase idêntico, mas no percurso quase plano. No meu relógio assinalei 15 250m para 1h0032s, embora com o sprint final me tenha esquecido de parar o cronómetro.

Gostei da prova e do sistema de 3 voltas que permite a quem não conhece o percurso gerir o esforço de uma forma diferente.

Resultados Oficiais

Percurso e Altimetria no Garmin Connect




Curioso também este video que encontrei no YouTube que mostra o momento da partida. Fiquei com a ilusão de ter partido na frente, mas após uma observação atenta só passei pelo "câmara" ao segundo 23, ou seja, bastante lá atrás....

5 comentários:

Carlos Castro disse...

Foi um excelente resultado, amigo!
Parabéns!

João Paulo disse...

Parabéns mais uma vez!
Espero que nos cruzemos novamente seja em treinos ou em provas.
Abraço e boa semana

MPaiva disse...

Mark,

Parabéns! Esse resultado mostra que está em boa forma.

abraço
MPaiva

luis mota disse...

Grande marca. Marca de triatleta!
Grande MarK!

Rui Pena disse...

Boas Velhote...

O meu post, no meu blog, foi tão telegráfico quem nem referi a tua companhia...

Abraço grande, porque é muito bom conversar contigo.

Rui