02 janeiro 2011

13ª São Silvestre Santo Tirso -2011


Como vem sendo hábito a minha primeira prova do ano é a São Silvestre de Santo Tirso e este ano não foi excepção.

A prova costumava ser ao fim tarde/início da noite, mas desta vez foi alterada para as 9h da manhã, assim como o percurso igualmente modificado e também à oferta dos jesuítas (pastéis locais) que deixou de acontecer, possivelmente pela prova ter perdido o patrocínio. Pela minha parte bem trocava a garrafa de vinho verde pelos jesuítas, mas não pôde ser....

Logo à chegada encontrei dois Veteranos do Porto (Henrique e Paulo Neves) já com um belo treino de bicicleta nas pernas, o Rui Pena, o Novais (Leão de Veneza) a estrear-se em Santo Tirso e os meus companheiros da Areia Rui Sobral e Francisco Lobo. Ainda tive o prazer de conhecer o Vasco Figueiredo que reconheci por ter sido o ciclista que me incentivou na parte final da Maratona do Porto , fase em que já ia muito muito desgastado.

Quanto à minha prova decorreu conforme esperado. Uma semana com nenhum treino de corrida, pelo que não havia muito a esperar, apenas a certeza de ir tentar dar o máximo, o que aconteceu.
Dada a partida e consegui logo encontrar o ritmo pretendido (forte q.b.) em parte resultante de um atípico nº de declives (ver gráfico de altimetria abaixo).

No entanto logo no primeiro Km deu para perceber um desfasamento enorme entre o relógio e a placa que assinalava a distância, o que significava que a prova iria ter mais do que a distância anunciada, o que me a mim particularmente me aborrece bastante.

Já pior que estragado (e ainda não sabia que não haviam jesuítas no fim) lá me deixei ir e passar aos 5k com 18m30, em parte resultantes das referidas descidas...mas...o que desce também tem de subir por isso os restantes 5km só consegui fazê-los num parcial bastante pior de 20m22s, considerando o momento em que atingi 10Km no meu relógio.

Cortei a meta com 42m12s para 10, 75Km.
É minha percepção que o facto de uma prova de 10Km ter mais 1 ou menos 1Km é completamente irrelevante para grande parte das empresas que organizam estas provas. Para mim é mais importante que darem 1 garrafa de vinho foleiro no fim. Vou colocar esta questão à empresa organizadora (que por acaso vai organizar a corrida do Reis em Gaia no próximo fim de semana) e aguardar a resposta.

Resultados São Silvestre Santo Tirso 2011

PERCURSO NO GARMIN CONNECT (clicar em Ver Detalhes no canto inferior esquerdo e mudar para Métrico para ver em Km)

3 comentários:

Vasco Figueiredo disse...

Boa noite Mark Velhote.

Parabéns pela boa prova realizada.
Partilho na totalidade o desagrado pela falta de rigor na distância da prova. 10 Km são 10.000 mts e não 10.800.
Muitos dos corredores de pelotão, têm um incentivo extra na expectativa de se ultrapassarem prova a prova e isso é muito mais fácil se as distâncias anunciadas forem as reais.
Na verdade esta prova teve um percurso muito, muito duro.
Vamos ver o resultado do esforço no próximo Domingo, em Gaia.
Bons treinos e parabéns pelo blog.

Novais disse...

Viva Mark:
Agora percebo porque é que o joão não veio mais correr esta, acho que vou fazer igual.
Parabens pela tua prova, olhando à dificuldade da prova ainda foi melhor que a do porto.
Abraço

Mark Velhote disse...

Olá Vasco,

Pelos vistos parece que houve um engano na parte inicial da corrida que levou a que os atletas da frente tomassem o caminho errado, o que mesmo assim constitui uma falha da organização.
A segunda parte da corrida foi dureza sim senhor com subidas intermináveis e descidas curtas que nem davam para recuperar em condições.
Próximo domingo cá estaremos em Gaia e espero que pelo menos desta vez a distância esteja certa.

Cumprimentos
Mark

Viva Novais,
O João desta vez foi para Vilarinho das Furnas fazer mergulho! Safou-se de boa, porque tal como dizes a SS do Porto é para meninos à beira desta! Eheh!

1 AbraçoM
MV