
Estive algo indeciso em participar nesta prova uma vez que neste mesmo dia e à mesma hora tinha a Corrida das Aguas de Gaia (10K) à porta de minha casa.
A Maratona do Porto aproxima-se a grande velocidade (já estamos em Abril !?!?!) e a necessidade de começar a participar em provas com maior distância venceu!

Cheguei cedo à bonita cidade da Póvoa e dirigi-me de imediato ao Pavilhão onde era feita a entrega dos dorsais que decorreu rapidamente.
Desconheço ainda o número de participantes, mas acho que a prova de Gaia fez com que muita gente deixasse de participar nesta Meia.
Alguns segundos para actualizar o
Twitter, colocar o dorsal e saltei para estrada para começar o aquecimento!
Não demorei muito a encontrar o
Miguel Paiva (de bicicleta) e o
Capela (de motorizada, rs). Aproveitamos para trocar as impressões da praxe e num instante eram 10.30h, hora da partida!
O plano da prova estava traçado e passava por tentar fazer cada Km em 3m50s!
Aproveitando o habitual embalo inicial fiz a famosa Avenida dos Banhos em 3m37s. De seguida, passando o Casino e seguindo para o interior da cidade fiz os 2km seguintes em 3m42 procurando já ganhar almofada para o que adiante viria...
A corrida entrou então numa Estrada Nacional e uma extensa recta aguardava os atletas. Aqui tentei colar-me a um grupo que levava uma passada consistente o que me permitiu passar com 18m37s aos 5K.
Como sempre não dispenso o abastecimento, embora isso represente a perda de alguns preciosos segundos (rs rs). De salientar a existência de esponjas o que era inédito para mim que ando há pouco tempo nestas andanças, embora não estivesse muito calor o que acabou por ajudar toda a gente!
Continuei num ritmo confortável o que me valeu passar ao 10ºK com 37m59s, contudo nesta fase já comecei a perder rendimento e perdi o grupo ao qual ia colado.
Nesta fase destaco a presença da campeoníssima
Aurora Cunha em plena estrada a incentivar os atletas quase 1 a 1, o que no meu caso resultou em pleno, porque ia isolado e numa altura em que o vento começou a bater de frente !
Depois de ao K 13 (só podia, rs) chegar pela primeira vez aos 4 minutos/K , voltei a recuperar algum terreno, mas já longe do objectivo inicial de 3m50s e já a aproveitar a bela da almofada que conquistei na fase inicial da corrida!
De qualquer forma ia a sentir-me bem e acabei por não acusar a falta de treinos longos (quando digo longo quero dizer superiores à distância da Meia), o que não invalidou que por volta do K 19 sentisse a famosa "dor de burro"!!
Confesso que cheguei a temer que tivesse de reduzir drasticamente o andamento, mas o incómodo desapareceu e acabei por chegar novamente à Avenida dos Banhos, cortando a meta com o agradável resultado de
1h22m39s (tempo de relógio e com o GPS a assinalar mais 200 metros).
Resultados Oficiais aquiFotos da Prova aquiGostei da prova e se puder regressarei!
Bons treinos!