24 maio 2009

4ª Meia Maratona Douro Vinhateiro

Uma prova que tem o objectivo de ser considerada a "mais bela corrida do mundo" merece sem dúvida uma presença!
Foi com essa curiosidade que nos fizemos ao caminho (eu e os meus amigos Novais e Luís Silva, dos Leões do Veneza) e percorremos a distância que separa o Porto do Peso da Régua. Trata-se de um passeio excepcional, especialmente entre Amarante e a Régua.

O mau tempo que se fez sentir pelo caminho fez-nos pensar que iríamos correr debaixo de chuva, mas afortunadamente apenas algumas refrescantes gotas refrescaram o percurso.
A conversa incidiu naturalmente sobre a corrida e sobre as diversas experiências em provas de cada um!Foi sem dúvida um excelente momento de convívio! O meu obrigado a ambos pela companhia e segue daqui um abraço!
Chegados à terra dos rebuçados e após estacionarmos o carro fomos de imediato levantar os dorsais. A prova era apenas às 11h, mas ainda era necessário apanhar um autocarro que nos levava ao local da partida na Barragem de Bagaúste. Aqui julgava que fosse existir confusão, mas a quantidade de autocarros disponibilizados pela organização cumpriram o seu trabalho impecavelmente e dessa forma chegamos com 1 hora de antecedência o que deu tempo ainda para encontrar o Capela, conhecer também o Henrique (um verdadeiro globetrotter das maratonas) do Clube Veteranos do Porto e do blog Triatlos e Treinos .

Também não é todos os dias que a televisão portuguesa dá destaque a provas de atletismo em estrada e neste caso ainda aparecemos durante uns breves segundos na reportagem que a RTP fez e muito bem. Podem ver aqui a Reportagem.
Durante o aquecimento deu também para tomar o pulso ao terreno. A pequena viagem de autocarro deu a sensação que parte do percurso seria a descer, mas houve logo quem dissesse que não seria assim tão simples...

Não esperamos muito tempo para confirmar! Dado o tiro de partida e os cerca de 672 atletas da Meia Maratona lançaram-se à estrada com um contingente de tanzanianos e quenianos a liderarem o pelotão! Só mesmo o Rui Pedro Silva lhe deu luta!

Ao contrário da táctica que empreguei em Cortegaça aqui tentei fazer a 1ª parte da corrida de uma forma mais calma de forma a guardar forças para o final.
Consegui passar aos 5k com 19,20m (19m em Cortegaça) e 38,53m aos 10k (38, 45m) apenas com a diferença que me encontrava muito mais fresco e também com mais dias de descanso desta vez.
(clicar na imagem para ver gráfico de altimetria do percurso)

Depois de dar a volta na Folgosa e de passar no abastecimento com bebida isotónica aos 10k começou-se a regressar em direcção à Barragem e consegui colar num grupo de pessoal que me parecia ir num bom ritmo. Passamos novamente pelo local de partida e a partir daqui julguei que o percurso fosse sempre descendente, mas na realidade até à Régua foi um sobe e desce ligeiro, à excepção da subida de acesso à ponte antiga que era um pouco mais íngreme.

Passei aos 20K com 1,18,37h e incentivado pelo público que apenas apareceu neste quilómetros finais da corrida finalizei com 1h23m39s (tempo de relógio) em 185º da Geral. Não gostei muito do facto de se passar junto à meta por volta do k20 e depois sermos obrigados a ir lá baixo a uma rotunda para então sim regressar e passar pelo pórtico.
Seria mais conveniente alongar o percurso noutro local ao invés de forçar os atletas a passar duas vezes pela meta o que é sempre desmotivador para quem vem desgastado e vê que afinal ainda não é ali o fim...(fica aqui a sugestão para a organização do próximo ano)
(clicar na imagem para ver o percurso)
Concluída a prova pelo Novais (1h36m51s) e pelo Luís Silva (1h48m26s) e fomos dissecar as peripécias da prova durante um belo almoço de recompensa !


Resultados 4ªMeia Maratona Douro!
Bons treinos para todos!

12 comentários:

Ilídio Sá disse...

Parabéns pela excelente reportagem que fez da prova! No meio daquela maravilhosa paisagem, ficamos todos cheios de inveja!
Já agora, visite o blogue do GDSPO - www.gdspo.blogspot.com
Saudações desportivas.

MPaiva disse...

Mark,

Muitos parabéns pela prova e pelo excelente tempo que conseguiste!

abraço
MPaiva

António Almeida disse...

Olá Mark
isto começa a ser "tipo Luís Mota", os meus parabéns pelo excelente resultado.
Impressionante a tua progressão nas corridas.
Abraço,
António Almeida

Novais disse...

Os parabéns pelo tempo que fizeste já foram dados espero que na proxima consigas baixar ainda mais, parabéns isso sim pelo excelente resumo daquilo que foi o nosso dia de grande convívio, espero que se possa repetir novamente numa outra prova.
abraço.

luis mota disse...

Olá Mark!
Muitos parabéns pelo resultado alcançado.
Também não simpatizo com a situação de passar na meta duas vezes no final.
Votos de boas passadas,
Luís Mota

LuisCosta disse...

Viva Atleta Mark!!

Até apareces na televisão, isto é que é!!Não fomos a essa prova mas para o ano temos de lá estar, a ver vamos como corre tudo!
Os meus Parabéns por esse tempo, mais uma vez!
Um abraço

José Capela disse...

Boas, Mark...

Tivemos honras de aparecer na televisão...rsrsrs

Realmente, passar junta à meta e depois ainda fazer um km não é muito agradável. No entanto eu ainda 'vindimei' uns quantos na ultima subida!!! rsrsrsr

Bom resultado, estás aqui, estás a morder-me os calcanhares!

Abraço

José Capela

Vitor disse...

Olá Mark

Muitos parabéns pelo excelente tempo que conseguis-te, pese embora eu não tenha dúvida que será para melhorar.

Tive muito gosto em conhecer-te. Quando nos conhecemos, estava eu a chegar. Já tinhas chegado há 10 minutos :-) Mesmo assim fiz o meu melhor tempo. É uma prova para repetir, embora necessite de alguns reajustamentos. O meu comentário acerca da prova pode ser lido aqui:

http://www.correrporprazer.com/2009/05/4%C2%AA-meia-maratona-do-douro-vinhateiro/

1 abraço e bons treinos.

Vitor Dias

Cris Folgar disse...

Nossa que paisagem, heim ? Maravilhoso local...e parabéns pelo resultado (1h23m)!!

Abraço Mark!!

PS: Autocarro é = a Ônibus = bus ? é isso ?

joaquim adelino disse...

Olá amigo Mark.
Parabéns pelo relato e pela excente prova que fez. É já uma boa marca, e como diz o Capela, os da frene que se cuidem.
Abraço.

Eric Blair disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Meixedo disse...

Parabéns a todos e desculpa só agora aqui vir, mas foi uma semana de doidos. Esta semana só hoje treinei e estive com o Novais.
Um abraço.