10 maio 2009

Meia Maratona Cortegaça 2009

Participei hoje na Meia Maratona de Cortegaça, uma simpática vila e praia perto do Porto.
Desloquei-me à boleia do meu amigo João Meixedo, meu habitual companheiro destas provas de estrada! Mais uma vez o meu obrigado pela companhia ao João!

Tive ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente o Luís Costa que estava acompanhado do seu amigo e treinador Melo. Um abraço para eles!

Aconselho vivamente esta prova! Partida junto à praia de Cortegaça e logo de seguida entramos numa mata densa, com estrada sempre em asfalto em bom estado! Conforme podem ver nos mapas de percurso anexos (cliquem para ampliar) a corrida decorre sempre no meio da floresta e vai até ao Furadouro onde depois se retorna pelo mesmo caminho!

Quanto à organização nada a apontar, inclusivamente apesar de não terem recebido a inscrição do João resolveram a situação na hora e entregaram-lhe um dorsal.
O meu objectivo para esta prova, conforme mais tarde pude concluir, era demasiado ambicioso face à quantidade e qualidade de treinos que tinha efectuado. Durante a semana apanhei uma constipação que me incomodou durante dois ou três dias.
Pretendia fazer uma média abaixo de 3m53s/Km que seria o bastante para reduzir a marca obtida há cerca de 1 mês atrás na Póvoa, mas logo a partir do 2ºKm a intenção começou a ficar a comprometida...

Os atletas, em quantidade considerável (654), lançaram-se à estrada e o único queniano presente disparou logo à partida. Creio que à entrada para o segundo kílometro já seguia destacado!
Quanto a mim, passei aos 5K com 19 minutos, exactamente dentro do tempo que tinha previsto, mas já ia desgastado. Aos 10K passei com 38m45s e já tinha comprometido o objectivo, mas após o retorno deixei de ter pernas para manter o ritmo, qualquer inclinação já me fazia baixar o ritmo e a partir daqui a média foi subindo gradualmente.

"Em cima o gráfico da distância vs elevação, que dá para perceber as discretas ondas do percurso "- Clique para aumentar.

Ao chegar ao último quilómetro vislumbra-se a meta lá ao longe e a verdade é que parece interminável. O desgaste era intenso e perdi várias posições, mas só queria mesmo era terminar e lá o consegui com 1h26m31s em 123º da Geral.
O João também fez uma prova em esforço, mas concluiu com a habitual galhardia face aos condicionalismos! :D

Resultados aqui!
Fotos aqui!(em construcção)

10 comentários:

João Meixedo disse...

he pá, ainda nem tinha visto os resultados. Também te agradeço a companhia. Valeu bem a deslocação, não obstante o esforço que fizemos (cada um ao seu ritmo) para terminar.
É prova a repetir, espero que em melhores condições físicas.
Abração.

Carlos Lopes disse...

Parabéns pela corrida...

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Parabéns pelo ótimo resultado meu amigo...Continue sempre!!!
Visite meu site de corridas no Brasil, valeu???
Boa semana pra você.

joaquim adelino disse...

Parabéns amigo Mark.
Foi um excelente tempo alcançado apesar de algumas dificuldades encontradas com o traçado da prova.
Para se conseguir um determinado objectivo temos de encontrar o dia sim e esse é o problema, acertarmos.
Mas quando menos esperamos elas, as coisas boas acontecem, por isso não desanime porque oportunidades n
ao vão faltar.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Mark!
Terminar uma meia maratona é sempre agradável.
Parabéns pelo resultado que é abaixo de 01.30.00.
Boas corridas,
Luís Mota

LuisCosta disse...

Os meus Parabéns pelo excelente tempo que fizeste, numa prova que é dura, na minha modesta opinião!!

Gostei de te conhecer, isto dos blogs é engraçado!Tem destas coisas, ehehe

Venha de lá o treino aqui pelas praias!!Quando houver disponibilidade manda vir!

Um grande abraço

Luis

António Almeida disse...

Olá Mark
apesar de tudo uma muito boa marca, parabéns.
Pelo relato só pelo cenário em que decorre deve valer bem a pena fazer essa meia.
Abraço e boas corridas.

MPaiva disse...

Mark,

Parabéns pela prova que conseguiste fazer e pelo belo tempo alcançado. É verdade que não foi o tempo-canhão da Póvoa, mas mostra que estás em excelente forma!

abraço
MPaiva

Pedro Vieira disse...

Parabéns pelo resultado!
Também participei (1h53) e achei o trajecto lindíssimo, embora durinho, principalmente para que só faz um treino por semana, como eu!
Felizmente, tenho umas boas estratégias mentais!

Rê(nata) disse...

Olá Mark,
Parabéns pelo resultado, foi ótimo!
Constipação sempre atrapalha, na próxima você estará melhor, com certeza.
Obrigada pelo comentário em meu blog e apoio.