Linha de partida: dada a distância (21097m) não achamos importante ir para a pole-position, mas a realidade é que até passarmos o pórtico e começarmos efectivamente a correr demoramos cerca de 50 segundos, o que para atletas de alta competição como nós é sempre importante! :)
Separados pela confusão nos primeiros Kms, ainda dentro da cidade, fixei um ritmo forte (é-me impossível conter o passo na fase inicial) e não consegui ver as placas que assinalavam o 1º e 2º km.
Ao sair de Viana e entrando numa via rápida alcancei o Paulo que seguia mais à frente. Nessa altura passamos o Km3 com aproximadamente 12min, o que nos dizia que íamos a exagerar um bocadinho! O vento cruzado também não dava tréguas e ameaçava rasgar o dorsal!
Continuamos a bom ritmo. O GPS do Paulo ia assinalando uma média de 4,15/km.
Já na estrada para Cardielos o público marcava presença em bom número, mas só “espicaçados” pelos atletas é que reagiam e batiam palmas de incentivo! Dois atletas galegos passaram por nós e ficamos a saber que também iam para 1h30, pelo que tentamos seguir na peugada deles!
Os Km iam passando e ia a sentir-me bastante bem! Por momentos cheguei a ter ilusão de conseguir baixar os 90 minutos! Comecei a sentir algum calor (apesar do vento forte não estava assim tanto frio), mas os abastecimentos bem colocados iam cumprindo a sua missão e os pequenos goles de água ajudavam a restabelecer a temperatura corporal!
São Pedro percebeu que eu estava a ficar com calor e decidiu enviar um pequeno aguaceiro que me fez lembrar o
Bruno do blog Correndo na Chuva. Foi mesmo um aguaceiro curto com gotas grossas e bem retemperadoras! :)
Nessa altura passou do outro lado o José Capela, já a regressar a Viana, mas que me pareceu ir em esforço (mais à frente percebi que o vento contra fosse o motivo).
A chuva refrescante acabou por ajudar tanto que acabei por passar o Km 10 com record pessoal: aproximadamente
41m30s! Mas teria de haver alguma explicação para o feito!
E realmente havia: o vento pelas costas a partir talvez do Km 4 facilitou o percurso de ida, mas isso iria representar que o percurso de volta fosse feito contra o vento e assim foi...
Assim que fizemos o retorno aos 12 km senti o vento contra, mas ainda estava fresco por isso ainda consegui manter o ritmo durante mais algum tempo. Nesta altura pudemos ver e cumprimentar os atletas conhecidos que vêm atrás. Lá vinha o João Meixedo numa boa passada e não muito distante, o que também quereria dizer que iria fazer um bom tempo!
Entretanto o Paulo Martins já se tinha destacado de mim cerca de 200m e eu deixei de ter o auxílio do GPS que é sem dúvida uma ferramenta preciosa de auxílio à corrida.
Por volta do Km 16 um grupo de 10/15 atletas alcançou-me, ainda tentei ir na cola deles para me resguardar do vento, mas não foi possível. Entrei em perda, mas julgo ter conseguido sempre manter o ritmo de 4.45m/km.
Já muito perto do fim, o entrar novamente em Viana passamos por um viaduto com uma descida veloz seguido de uma inclinação que põe à prova o fôlego final e que me impossibilitou talvez de fechar dentro de 1h30m.
Resultado Final :
1h31m04s (relógio) e
1h31m24s (oficial) em 348º da GERAL entre 999 participantes que concluíram a prova!
Se tivermos em linha de conta que a prova terá tido mais 200 metros então o resultado ainda será mais satisfatório! :)
Podem consultar os resultados oficiais
AQUI !Bons Ventos em Viana!