Isto toma um significado ainda maior se olhar para os meses anteriores (especialmente os meses anteriores a Janeiro), onde nunca ultrapassei os 100K num mês inteiro, conforme se pode ver no gráfico abaixo:

Entretanto apresento-vos aqui uma conclusões pessoais:
1)Uma explicação para este aumento, é o facto de ter encontrado uma forma de optimizar o tempo que gastava ao regressar do trabalho para casa!
Trabalhando no Porto (Boavista) demoro sempre cerca de 30/40 min na viagem de regresso a Gaia, isto se usar o Metro e contabilizar o tempo que ando a pé.
Solução: Passei a regressar a casa...a correr...!
O pormenor de logística é a facilidade de ter a minha esposa que também trabalha perto de mim e que faz o favor de trazer o saco do equipamento, de carro, claro está.
De outra forma teria alguma dificuldade em chegar a casa, ver as minhas filhotas e ainda ter força de vontade para calçar as sapatilhas e sair para correr. Não dava mesmo! Assim, garanto sempre um treino de aproximadamente 6Km...
2)Outra explicação para a subida de forma é o percurso que utilizo diariamente e que inclui uma forte subida no final do treino: são quase 2 km bem puxados, que sobem desde o nível do mar até aos 140 metros de altitude e que servem para apurar a resistência:

3)Como factor de melhoria aponto ainda a utilização do Forenunner 305 nos treinos e últimas corridas que fiz. Aliado ao SportTracks estas duas ferramentas são essenciais para o planeamento e análise dos meus treinos amadores.
Este post era só para comemorar os 200K e acabei por escrever um bocadinho mais!
Quem tem um blog sabe o quanto custa mantê-lo actualizado e minimamente interessante, mas acho que um factor de motivação é aqui também este espaço onde vou partilhando este gosto pelas corridas!
Aproveito para agradecer a todos os que vão passando por aqui e deixando também os seus comentários que valorizo imenso!
Bons Treinos!