15 março 2009

Corrida Dia do Pai 2009 - 10Km

Creio que hoje terá sido declarado oficiosamente o fim do Inverno: 24ºC !

Esta prova reuniu 14 500 participantes distribuídos pela prova de 10Km e pela Mini Caminhada de 4Km.
O grande objectivo era pôr o Porto a andar e a correr, além da solidariedade, uma vez que parte da receita foi entregue a instituições sociais!

As t-shirts verde fluorescente coloriram o Parque da Cidade e a Foz do Porto resultando num bonito evento que vê o número de participantes aumentar de ano para ano!

Como habitualmente nestas provas o dorsal tinha de ser levantado no dia anterior, o que decorreu rapidamente e sem problemas!
Já hoje, desloquei-me para o local da prova com meia-hora de antecedência e apesar do número de pessoas foi muito fácil estacionar perto do Parque da Cidade!

Fiz um ligeiro aquecimento e dirigi-me para a linha de partida. Queria garantir um bom spot, mas isto representou que ficasse cerca de um quarto de hora de cabeça ao sol, à espera do tiro de partida e mesmo assim já com uma quantidade considerável de pessoas à frente...

Na partida encontrei os Leões do Veneza bem representados e a correr em casa uma vez que treinam diariamente neste percurso!
Antes da prova falei também por telemóvel com o João Meixedo, Leão de Kantaoiu ( que estava algo adoentado, possivelmente por causa do chamado Síndrome de Munique? eheh), mas que não deixou de participar! Não o consegui encontrar no meio da multidão, mas daqui lhe envio um abraço e o desejo de melhoras!

Face à surpresa do fim de semana passado em Avintes só me
restava correr para manter o tempo e foi assim que aproveitei o ligeiro declive da Avenida da Boavista nos 2Km iniciais para voar a 3m30s, ou seja, 7 min quando cheguei à Rotunda da Anémona.

Na Avenida Brasil, terreno plano, perdi produção, mas continuei com uma boa média de 3m45s/Km o que me permitiu passar ao Km5 com 18m26s! (os Kms estavam assinalados, mas o GPS desde o princípio indicava um desfasamento de 250 metros).

A partir daqui mantive a média, mas comecei a sentir o efeito do calor. Só faltava mesmo subir novamente a Avenida da Boavista durante mais 2Km e depois efectuar o retorno para uma reconfortante descida que me permitiu concluir com 37m41s, lado a lado com o João Ferreira parceiro de treinos do Miguel Paiva e que não tarda muito volta a fazer-nos companhia na estrada logo que recupere a 100% da arreliadora lesão que o vem incomodando! (as melhoras Miguel).
Parabéns ainda ao Rui Muga , corredor-blogger, pelo brilhante 2ª Lugar!
  • Nota 1: segundo mail resposta da RunPorto "este evento teve um carácter lúdico- desportivo, pelo que não houve apuramento dos resultados", à excepção dos 3 primeiros."
  • Nota 2: o GPS voltou a medir menos 300 metros. Tenho de pagar a conta do satélite! :D

Para compensar estes 300 metros ainda fui correr 1Km no tapete, "cortesia" da Powerade , que além de me oferecer a inscrição para esta prova no próximo ano, ainda me presenteou com uma foto instantânea! Obrigadinho!



Para a semana estou inscrito na Meia Maratona de Lisboa, mas só vou decidir se vou durante esta semana. Possivelmente se o fizer irei no próprio dia de madrugada o que representará sempre algum desgaste.

9 comentários:

MPaiva disse...

Mark,
Muitos parabéns pela excelente prestação. A consistência dos resultados mostra que a tua forma está a melhorar de dia para dia!
Recupera bem e que a Meia de Lisboa te corra bem!

abraço
MPaiva

PS - Obrigado pela referência no post e pelos votos formulados!

João Meixedo disse...

Tás em grande, pá. Num me viste? Era fácil: o único gajo que estava de verde!!
Eu lá corri com arrepios e a cabeça a estalar, mesmo assim o cronómetro da meta marcava 43:05, quando a cortei, mas acho que estava errado (esqueci-me, e só parei o cronómetro do gps passando uns istantes e já marcava 45:00)
Cá estou agora a trabalhar, com uma febrezita de 37 e uns cagagésimos.
Esta semana não vou treinar um único dia, mas vou à meia de Lisboa na mesma.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Mark!
Fantástica prova e excelente resultado.
Grande abraço,
Luís Mota

Carlos Lopes disse...

Olá Mark

Fiz essa prova na sua 1º edição, espetacular. Os meus parabéns pelo teu tempo. abraços

LuisCosta disse...

Viva, Muito bom tempo,
Só acrescento que adorei esta prova, consegui uns 39min50s!A melhorar...

Abraços,

Luis Costa

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá Mark

As suas palavras no blogue da Maria deixaram-me "vaidosa". Obrigada. Não escrevo para agradar a ninguém, mas se isso acontecer, fico contente, pois claro!

A Corrida do Dia do Pai, ai como eu teria gostado de a correr, como fiz nos últimos anos... mas este ano não deu...

Vir para Lisboa no dia da Meia, é no mínimo cansativo... mas se por cá aparecer, teria muito gosto em o conhecer. Desta vez, vou estar a fotografar, que é coisa de que gosto quase tanto como correr.

Uma boa semana para si, e descanse para a Meia!

Ana Pereira

joaquim adelino disse...

Amigo Mark.
Não me parecia possível aí no Norte uma prova com tanta participação. Eu não fui porque tínhamos aqui a Corrida das Lezírias e é uma prova que gosto muito de fazer.
As marcas que vem a fazer têm sido magníficas, gostava de lhe perguntar se é acompanhado por planos de treino elaborados por algum treinador com conhecimentos sobre a corrida. O nível que já atingiu aponta para isso, mas também não tem que ser assim.
Para o Ano se o calendário permitir talvez faça essa prova.
Um abraço, até Lisboa.

runningirl disse...

Hi Mark:

Que excelente corrida!!! meus parabéns. Parece que a temperatura naquele dia esta otimo näo é? isto ajuda... o inverno por estes lados parece ter terminado..

O seu tempo foi realmente excelente. Espero que tenhas uma boa meia maratona em Lisboa. Ah, tenho sonhos de conhecer Lisboa um dia e talvez correr esta meia... por agora é so sonhos mesmo. Um dia vou.

Abraços,

Mark Velhote disse...

Obrigado a todos pelos vossos simpáticos comentários e especialmente ao Joaquim dado que se trata de uma pessoa que estimo muito pela sua experiência! Respondendo à questão: gostaria de facto de ter um treinador e receber apoio especializado, mas para isso teria de me filiar num clube e não existe nenhum perto de minha casa o suficiente (ou seja, ao lado da minha porta de casa).
Entretanto vou retirando da internet planos de treino que vou adaptando à minha realidade e com o treino quase diário que venho fazendo tenho conseguido melhorar um pouco, além de ter mais cuidado com a alimentação.
Notei uma melhoria significativa desde que introduzi os treinos intervalados!

Qualquer coloco um post sobre este questão do treinador por achar que é um assunto que merece ser debatido!

Abraço