29 março 2009

200K

Ao concluir o treino matinal de hoje na companhia do Meixedo (que se encontra agora a poucos dias de partir para os States onde se vai estrear na Maratona de Boston- Boa Sorte João!!), atingi também o maior volume de Km feito por mim num só mês: 200!

Isto toma um significado ainda maior se olhar para os meses anteriores (especialmente os meses anteriores a Janeiro), onde nunca ultrapassei os 100K num mês inteiro, conforme se pode ver no gráfico abaixo:



Entretanto apresento-vos aqui uma conclusões pessoais:

1)Uma explicação para este aumento, é o facto de ter encontrado uma forma de optimizar o tempo que gastava ao regressar do trabalho para casa!
Trabalhando no Porto (Boavista) demoro sempre cerca de 30/40 min na viagem de regresso a Gaia, isto se usar o Metro e contabilizar o tempo que ando a pé.
Solução: Passei a regressar a casa...a correr...!

O pormenor de logística é a facilidade de ter a minha esposa que também trabalha perto de mim e que faz o favor de trazer o saco do equipamento, de carro, claro está.

De outra forma teria alguma dificuldade em chegar a casa, ver as minhas filhotas e ainda ter força de vontade para calçar as sapatilhas e sair para correr. Não dava mesmo! Assim, garanto sempre um treino de aproximadamente 6Km...

2)Outra explicação para a subida de forma é o percurso que utilizo diariamente e que inclui uma forte subida no final do treino: são quase 2 km bem puxados, que sobem desde o nível do mar até aos 140 metros de altitude e que servem para apurar a resistência:



3)Como factor de melhoria aponto ainda a utilização do Forenunner 305 nos treinos e últimas corridas que fiz. Aliado ao SportTracks estas duas ferramentas são essenciais para o planeamento e análise dos meus treinos amadores.

Este post era só para comemorar os 200K e acabei por escrever um bocadinho mais!
Quem tem um blog sabe o quanto custa mantê-lo actualizado e minimamente interessante, mas acho que um factor de motivação é aqui também este espaço onde vou partilhando este gosto pelas corridas!
Aproveito para agradecer a todos os que vão passando por aqui e deixando também os seus comentários que valorizo imenso!

Bons Treinos!

8 comentários:

MPaiva disse...

Mark,
A criação de rotinas nas quais consigamos "encaixar" os treinos são uma excelente forma de conseguirmos ir melhorando a forma e de manter uma regularidade minimamente aceitável na prática da corrida.
No meu caso, que tive de parar, acabei por quebrar uma rotina que já incluia os treinos de forma quase "religiosa". Agora, que preciso de treinar uma vez a meio da semana, já fico atrapalhado só de pensar no que terei de fazer para o conseguir. Tudo porque "desmontei" a organização de vida que tinha!

Parabéns pelos 2.000 Km de corridas e continua assim e vais ver que a Maratobna do Porto vai ser pouco mais do que uma brincadeira!

abraço
MPava

luis mota disse...

Olá Mark!
Parabéns pelos 200 km alcançados.
As justificações apontadas clarificam o teu melhoramento nas provas.
O apoio familiar é importantíssimo. Essa é que é para mim a grande chave do sucesso!
Parabéns para todos os que o motivam.
Grande abraço,
Luís Mota

João Meixedo disse...

Pois é pá, a rotina de treino que os amigos referem aqui acima é o segredo, para além do apoio familiar. Em Janeiro treinei 200km certinhos e em Fevereiro 184. Este mês ainda só fiz 160, 105 dos quais nesta semana (incluindo a meia, que eu contabilizo kms corridos, quer seja em prova quer seja em treino).
Grande abraço.

Carlos Lopes disse...

Olá marck

Os treinos são muito importantes para as provas, e ter treinos de resistência melhor ainda. Boa semana

LuisCosta disse...

Viva,
Isso é muita fruta 200Km num mês!!!Muita motivação acima de tudo..faça sol, chuva, frio ou neve!Bom, eu estou parado a 0 Km, só mesmo uma caminhada no passadiço de 1h35min, estava a evoluir bem, mas estou em fisioterapia, "encostado a ve-los passar!!"
Só desejo a todos força e bons treinos:)

Abraços**
LuisCosta

António Almeida disse...

Caro Mark
parabéns pelos 200 quilómetros durante um mês, sou capaz de ter feito isso em treinos durante os 3 meses de 2009.
Continuação dessa garra.

joaquim adelino disse...

Amigo Mark
Aproveite a onda dos treinos mais longos e prossiga, pode ser que algumas barreiras difíceis de ultrapassar (amigos) possam ser "vencidas" a curto prazo, rs.
Abraço.

José Capela disse...

Boas, Mark

Vamos lá ver se da tempo para a gente se encontrar e trocar dosi dedos de conversa na meia da Póvoa.

Quanto à alimetria do percurso, a resposta é facil: Totalmente plana.

A prova só peca por ter umas voltinhas e retornos a mais, se não era rapidíssima, assim é apenas rápida!

O pior problema pode ser o vento, mas já dei uma vista de olhos à meteorologia e parece-me que vamos ter sorte.

Assim, parece-me que vais bater o teu record!

Força nessas pernas, é que os records existem para serem batidos!
rsrsrsrsrsrs

Abraço

José Capela