01 março 2009

Resumo semanal

O feriado de Carnaval permitiu-me dois dias adicionais de descanso que aproveitei obviamente para treinar um bocadinho.

Tenho introduzido nos meus treinos os famosos fartleks e confesso que não sabia o que andava a perder, porque só agora os comecei a fazer com algum rigor!

Além de poder verificar a evolução de uma semana para a outra, são treinos que me deixam a admirar ainda mais qualquer corredor que corra 1Km abaixo dos 4 minutos!
Ou seja, são treinos "puxadinhos" e exigentes qb para o meu nível atlético!

Pelo que tenho lido acho que toda a gente tem uma relação de amor-ódio com este tipo de treino. Pessoalmente estou a gostar bastante e quando termino venho literalmente a correr para casa analisar os resultados no SportTracks!

Entretanto na 3a feira à noite terei comido alguma coisa que não me terá feito muito bem. Mal- estar , dores abdminais e vómitos foram os sintomas, o que me deixou de rastos no dia seguinte e ainda fraco na 5a feira! Muito mau mesmo!
6ª feira já me senti apto novamente, mas só dei uma corridinha aqui à volta de casa para não esforçar muito e ontem já fui fazer 10K para a marginal a um ritmo lento.
Durante os dois dias que fiquei "de baixa atlética" estava com tão poucas forças que só de pensar em correr até ficava cansado e imaginei se me acontecesse uma destas em véspera de 1 prova? O melhor é nem pensar mesmo!

Entretanto, por coincidência ou não amanhã vou fazer o necessário exame médico e a respectiva prova de esforço. Depois eu conto.

Bons treinos!

7 comentários:

luis mota disse...

Olá Mark!
Uma boa opção.
Melhorar a qualidade do treino em vez da quantidade é uma boa estratégia.
Votos de bons resultados,
Luís mota

Carlos Lopes disse...

Ola Mark!

O Luís tem razão, agora basta saber que tipo de provas pretende fazer... provas longas, temos que ter muitos kms por semana. abraços

João Meixedo disse...

Valeu, o treino de hoje.
Abraço,
JP

MPaiva disse...

Mark,
Desejo que continues com esses bons treinos e com a motivação em alta! Os resultados que tens conseguido mostram uma enorme evolução e estou certo de que irás fazer uma estreia na Maratona em grande estilo!

abraço
MPaiva

Marcelo Diniz disse...

Muito bem, velhote!!! Vai em frente meu amigo. Treinar é bom. E se cuida, fundamental!!!

bons treinos e uma ótima semana pra voce!

joaquim adelino disse...

Olá amigo Mark.
A utilização do fartlek nos treinos específicos é de grande utilidade, considero que é uma alternativa ás séries, tem a vantagem de podermos gerir o esforço durante as repetições determinadas e mais adequado ao treino a fazer pelos atletas veteranos.
Os meus treinos são de corrida contínua, raramente faço treino de velocidade mas quando o faço opto sempre pelo fartlek, e tenho me dado bem.
Um abraço e boas corridas.

MPaiva disse...

Fiquei curioso com a twitada do CNMD e a comparação com a RDA. Posta lá sobre isso...