08 março 2009

10Km Avintes (Resultados)


Decorreu hoje em Avintes- Vila Nova de Gaia mais uma edição dos 10Km de Avintes, prova organizada pelo Clube de Atletismo local.

Organização positiva para uma prova com um custo de 4 euros, excepto o facto do trânsito não ser cortado no troço que passava junto à famosa (pelos piores motivos)EN 222, mas os atletas correram pela berma que era generosamente larga e não houve problemas.

A prova começava às 10h e apesar de Avintes (o Menezes deve-se ter esquecido desta freguesia face ao lamentável estado geral das estradas) ser relativamente próximo de minha casa, por volta das 9.15h já me encontrava a "tentar" levantar o dorsal no meio da confusão habitual!
Ainda assim safei-me rápido e lá fui efectuar o reconhecimento do percurso enquanto procedia ao fundamental aquecimento! Em conversa com outros corredores fiquei a saber que ao contrário de edições anteriores o percurso era muito mais fácil uma vez que não descia ao rio! "Melhor", pensei eu...

Por volta da 9.50h a organização solicitava aos participantes (cerca de 900 inscritos distribuídos pela prova principal e caminhadas)que se fossem juntando na linha de partida. Com tanta gente tentei assegurar um lugar na pole-position, mas passados alguns instantes os fura-filas já tinham dominado a mesma! :(

TIRO DE PARTIDA e ...a habitual estratégia de split negativo... o que resultou no 1ºK feito em 3.33m!
Km 2 , uma subida de 500m e ...OK, já que estou com a corda toda vamos fazer de conta que isto é um mini-fartlek: toca de aproveitar uma generosa descida para passar com um parcial de 3.44m...
Óptimo, isto vai bem e com um esforço suportável, por isso deixei-me ir na cola da uma senhora (que eu já tinha visto noutras provas a passar por mim de mota e que era uma boa referência!)

Nova passagem pela partida ao Km 4 e com 15m03s! Confortável e a curtir o sol que não deixou de marcar presença durante o dia de hoje!

A partir de aqui foi sempre a subir ligeiramente até ao 7ºKm, mas com ajuda da minha lebre, que entretanto descolou, passei estes pontos dos percurso a fazer sensivelmente 4 min por K, o que era surpreendente!!

Passamos junto à Zona de Industrial de Avintes e entramos na EN 222: asfalto para galgar e a descer! Dá licençaaa... e aqui vai o Velhote like a Rolling Stone !! :D

Recta da meta, já ouço o speaker a anunciar a terceira classificada que era a minha lebre (e que era a famosa Aureliana Polónia)!, mas nem sequer esboçei um sprint final, uma vez que já vinha em sprint desde lá de cima e o último Km já foi feito novamente a subir...

Concluí com 37m24s, embora segundo o GPS a prova tivesse apenas 9,74Km, ou seja, menos 260 metros !
Admitindo que gastasse mais 1 minuto para fazer o que estava em falta, fecharia ainda assim com talvez 38m30s o que me permite dar por bem empregue esta deslocação à terra da Broa!

Resultados dos 10Km Avintes 2009 (obrigado ao Clube Atletismo Avintes que me fez chegar este ficheiro via mail)

Viva Avintes e Viva também o Dia da Mulher !

Bons treinos e Até para a semana no Porto, na Corrida do Dia do Pai!

13 comentários:

MPaiva disse...

FANTÁSTICO! Parabéns por esse tempo canhão Mark!
Pelo que tinha vindo a ler dos teus treinos estava à espera de um grande resultado, mas confesso que superaste as minhas expectativas.
A esse ritmo daqui a uns tempos estamos a ver-te a dominar o pelotão!

abraço
MPaiva

Mark Velhote disse...

Muito Obrigado Miguel!

Hoje correu tudo impecavelmente bem!Soube ainda melhor porque estava à espera de fazer uma prova de montanha!

Abraço

BritoRunner disse...

Obrigado Mark pela visita ao blog EntroncamentoRunners e pelo elogio.

Excelente resultado esse nos 10km de Avintes, força para continuar a retirar segundos nesses personal records.

Abraço Desportivo
JCBrito

Nuno disse...

Parabens pela prova,
Ja etsas a ficar em forma
Um abraço
Não é mau pensado ir para o ano a Maratona de POrto Santo..lololo

Carlos Lopes disse...

Parabéns pela Fantástica prova realizada.

António Almeida disse...

Olá Mark
grande tempo, parabéns.
Continuação de bons treinos e uma boa corrida do pai.
António Almeida

João Meixedo disse...

tás em grande, pá; parabéns.
Não corro desde o treino conjunto que fizemos no domingo da semana passada (1 de Março).
Estou sem tempo e com o tendão de aquiles inflamado.
... a começar a ficar doido!!!
Abraço

joaquim adelino disse...

Olá amigo Mark.
Que grande forma e que grande prova. Já se vê aí muito trabalho, já cheira a Lisboa, não?
Ele há provas e provas mas esta eu considero que não foi fruto do acaso. Parabéns por isso.
Quero agradecer-lhe também as palavras que tem deixado sobre mim, mas como sabe não é isso que eu procuro, pois eu fico sem jeito, porque desinteressadamente procuro partilhar amizades e contribuir para que neste mundo cada vez mais desigual e também desumano, póssamos em conjunto conviver com alegria, saúde e bem estar. É esse o caminho e sei que os meus amigos com quem partilho estas opiniões têm os mesmos sentimentos e ideais como eu.
Um abraço.

LuisCosta disse...

Viva a todos!!
Também estive no domingo de sol em Avintes:)!!
...mas o meu objectivo era bem menos ambicioso,ehehehe!!fiz uns
46min02s, sendo que ainda estou a comecar a correr, não é muito mau!!so treino quando a faculdade deixa com uns amigos que me despertaram esta paixão!!!Somos da Aguda!!

Um abraço para todos e domingo lá estaremos na do Dia do Pai,

LuisCosta

luis mota disse...

Olá Mark!
Parabéns pelo excelente resultado.
O trabalho está a dar os seus frutos.
Continuação de boas passadas,
Luís Mota

JP disse...

Grande tempo, para quem nem fazia Fartlek... Muito bom mesmo. Quem me dera.
Abraço

Marcelo Diniz disse...

Caraaaaaaamba! Uma locomotiva!!!

Que belo tempo, Velhote! Parabens, amigo! É admirável!!!

Abs
Marcelo Diniz

Luciane disse...

Usaste com toda categoria o meu jargão "Dá licençaaaaaaa"...pois com esse tempo...realmente foste fantástico!!!

Obrigada pela singela, mas muito importante homenagem.. e que muitos "dá-licença" surjam em seus treinos e provas...rs...

abraços e ótimos treinos