Uma prova que tem o objectivo de ser considerada a
"mais bela corrida do mundo" merece sem dúvida uma presença!
Foi com essa curiosidade que nos fizemos ao caminho (eu e os meus amigos Novais e Luís Silva, dos Leões do Veneza) e percorremos a distância que separa o Porto do Peso da Régua. Trata-se de um passeio excepcional, especialmente entre Amarante e a Régua.
O mau tempo que se fez sentir pelo caminho fez-nos pensar que iríamos correr debaixo de chuva, mas afortunadamente apenas algumas refrescantes gotas refrescaram o percurso.
A conversa incidiu naturalmente sobre a corrida e sobre as diversas experiências em provas de cada um!Foi sem dúvida um excelente momento de convívio! O meu obrigado a ambos pela companhia e segue daqui um abraço!
Chegados à
terra dos rebuçados e após estacionarmos o carro fomos de imediato levantar os dorsais. A prova era apenas às 11h, mas ainda era necessário apanhar um autocarro que nos levava ao local da partida na
Barragem de Bagaúste. Aqui julgava que fosse existir confusão, mas a quantidade de autocarros disponibilizados pela organização cumpriram o seu trabalho impecavelmente e dessa forma chegamos com 1 hora de antecedência o que deu tempo ainda para encontrar o
Capela, conhecer também o Henrique (um verdadeiro globetrotter das maratonas) do Clube Veteranos do Porto e do blog
Triatlos e Treinos .

Também não é todos os dias que a televisão portuguesa dá destaque a provas de atletismo em estrada e neste caso ainda aparecemos durante uns breves segundos na reportagem que a RTP fez e muito bem. Podem ver
aqui a Reportagem.Durante o aquecimento deu também para tomar o pulso ao terreno. A pequena viagem de autocarro deu a sensação que parte do percurso seria a descer, mas houve logo quem dissesse que não seria assim tão simples...
Não esperamos muito tempo para confirmar! Dado o tiro de partida e os cerca de 672 atletas da Meia Maratona lançaram-se à estrada com um contingente de tanzanianos e quenianos a liderarem o pelotão! Só mesmo o Rui Pedro Silva lhe deu luta!
Ao contrário da táctica que empreguei em Cortegaça aqui tentei fazer a 1ª parte da corrida de uma forma mais calma de forma a guardar forças para o final.
Consegui passar aos 5k com 19,20m (19m em Cortegaça) e 38,53m aos 10k (38, 45m) apenas com a diferença que me encontrava muito mais fresco e também com mais dias de descanso desta vez.
(clicar na imagem para ver gráfico de altimetria do percurso)Depois de dar a volta na Folgosa e de passar no abastecimento com bebida isotónica aos 10k começou-se a regressar em direcção à Barragem e consegui colar num grupo de pessoal que me parecia ir num bom ritmo. Passamos novamente pelo local de partida e a partir daqui julguei que o percurso fosse sempre descendente, mas na realidade até à Régua foi um sobe e desce ligeiro, à excepção da subida de acesso à ponte antiga que era um pouco mais íngreme.
Passei aos 20K com 1,18,37h e incentivado pelo público que apenas apareceu neste quilómetros finais da corrida finalizei com
1h23m39s (tempo de relógio) em 185º da Geral. Não gostei muito do facto de se passar junto à meta por volta do k20 e depois sermos obrigados a ir lá baixo a uma rotunda para então sim regressar e passar pelo pórtico.
Seria mais conveniente alongar o percurso noutro local ao invés de forçar os atletas a passar duas vezes pela meta o que é sempre desmotivador para quem vem desgastado e vê que afinal ainda não é ali o fim...(fica aqui a sugestão para a organização do próximo ano)
(clicar na imagem para ver o percurso)
Concluída a prova pelo Novais (1h36m51s) e pelo Luís Silva (1h48m26s) e fomos dissecar as peripécias da prova durante um belo almoço de recompensa !
Resultados 4ªMeia Maratona Douro!Bons treinos para todos!