19 dezembro 2008

10KM

O meu percurso de treino favorito (Ponte D.Luís - Cabedelo - Ponte D.Luís) tem aproximadamente 10KM, pelo que a maior parte dos meus treinos até à data têm sido desta distância com um pace variável.

O certo é que depois da Volta a Paranhos fiquei a gostar especialmente da distância. Gostei tanto que dentro de aproximadamente 8 dias vou mesmo correr duas São Silvestre (Gaia no dia 27 e Porto no dia 28) de 10KM.

O objectivo é baixar os 43 minutos, sendo que estou um pouco indeciso em qual delas devo apostar? Se por um lado a edição de Gaia terá menos gente e logo permitirá evitar a perda de tempo decorrente da confusão da partida, por outro a do Porto tem partes do percurso em que se desce bastante e logo permitirá fazer metade do percurso com uma média por KM muito boa (embora não arrisque dizer quanto).

De qualquer forma uma coisa é certa: nos dois casos vai ser uma festa de corrida! E se gostar sou mesmo capaz de ir atrás do Karnazes da loja dos 300! :)

5 comentários:

Ricardo Baptista disse...

Aposta nas duas...
É perfeitamente possível baixares os 43' nas duas.
Força nessas corridas.

João Meixedo disse...

ha ha, quem vai atrás de ti sou eu, basta comparar os nossos tempos da Volta a Paranhos.
De qualquer das formas estou no mesmo dilema, até porque eu duvido que ano passado a de Gaia tivesse 10km (fiz 46min, e 57 no dia seguinte na do Porto); por outro lado, mesmo que apostes tudo na do Porto, não sei como é que se faz para correr de vagar na véspera (chegando a hora, um tipo vai querer dar tudo). Moral da história: vamos apostar nas duas.

joaquim adelino disse...

Amigo Mark
A vontade está aí a saltitar mas olhe que no terreno a realidade é outra.
Eu já fiz isso nos Olivais e Amadora à uns anos e foi complicado.
Eu arriscaria na 1ª (Gaia) até porque a maioria vai lá aquecer para no dia seguinte estar na do Porto a 100%.
Olhe uma dessas podia muito bem ser lá para os lados do Ricardo Batista que pelos vistos vai passar o final do Ano sabático de corridas.
Então continuação de bons treinos.
Um abraço

MPaiva disse...

Mark,
Olhando para os dois percursos eu diria que, a fazer uma aposta num bom tempo, seria melhor fazer o esforço máximo na de Gaia.
A do Porto é uma prova muito complicada para se fazer um tempo muito bom, pois o percurso é muito difícil. A subida praticamente ininterrupta e acentuada entre os Aliados e o Marquês é muito prolongada, o que desgasta bastante e não te dá muita margem, mesmo que depois também haja descidas.
Por outro lado, como diz o Lagarto, conta que, começando uma prova, vais querer dar tudo o que tens, o que leva a que na do segundo dia (a do Porto) vás um pouco cansado, o que ainda mais te limita o rendimento.
De qualquer forma tu saberás melhor do que ninguém o teu estado de forma e como encaras os percursos acidentados.
Eu, como não gosto muito de subidas, apostaria em Gaia!

Triblog disse...

10km em 43 minutos! Eu com os meus 50 e poucos minutos fica difícil de sugerir, mas se você está com bastante gás neste final de ano...por que não vai nas duas? Assim as chances dobram!