16 novembro 2008

Rampas e inclinações (acentuadas)

...dão cabo de mim! :)
Dediquei essencialmente os últimos 3 dias a treinos em rampas.
Sexta-feira tinha planeado atacar um percurso idêntico ao da São Silvestre, no entanto optei por parar no início da Rua General Torres (lado sul) e treinar ali mesmo. É uma rua com um passeio largo q.b., sem movimento pedestre e com uma entensão de cerca de 300 metros naquele troço.
Ao fim de cada repetição tinha as pulsações a mil e percebi que tinha claramente de imprimir um ritmo mais calmo. Assim o fiz. Fiquei algo desiludido com a fraca resistência, mas cada vez mais consciente da necessidade de treino.

Sábado, decidi ir novamente para o percurso da São Silvestre, mas desta vez saindo de casa.
Cronometrei cerca de 55 minutos para completar este percurso, o que até considerei positivo tendo em conta que aproveitei os primeiros 2 Km (totalmente a descer) para aquecimento e a parar por causa dos peões e do trânsito.

Domingo, fui de manhã com as minhas filhotas andar de bicicleta para o Parque da Cidade e fiquei positivamente surpreendido com o movimento extraordinário de corredores. O mais engraçado foi conseguir reconhecer muitas das caras da Maratona do Porto (apesar de não ter corrido a maratona partilhei os primeiros 10 Km).
Da parte da tarde fiz o percurso Soares Reis - D.Luís (baixo) - Mouzinho Silveira - D. Luís (cima) - Av República - Soares Reis apenas uma vez, porque desafortunadamente comecei a sentir uma pequena dor no gémeo do perna direita e optei por não fazer uma segunda volta.

4 comentários:

luis mota disse...

Carro Mark!
Nunca efectuei um treino específico de rampas. A zona onde moro é extremamente acidentada, pelo que sem querer efectuo este tipo de treino.
Efectuei a Maratona do Porto. Fantástica prova.
Agora as baterias estão concentradas em Lisboa, onde espero efectuar a minha segunda Maratona.
Continuação de boas corridas
Luís mota

Mark Velhote disse...

Olá Luís,
Muito obrigado pela visita e pelo comentário que valorizo imenso!
No meu caso desloco -me de carro para locais mais calmos e onde seja possível treinar num terreno mais propício, longe do trânsito,dos peões.
O treino em rampas tem como objectivo preparar a S Silvestre,mas tenho vindo a perceber que me ajuda bastante a melhorar no treino plano,embora me desgaste bastante.
Talvez o seu local de treino ajude a perceber os seus óptimos resultados. Espero um dia conseguir correr uma maratona abaixo das 3h como o Luís fez aqui no Porto !
Um abraço

joaquim adelino disse...

Olá Mark
A vida é difícil. Talvez 3 dias seguidos de rampas seja demasiado, e depois precisamos de ter calma porque trabalhando-se com método os resultados acabam por aparecer.
Vontade você tem, agora vamos continuar a trabalhar, vai conseguir.
Continuação de bons treinos.

Mark Velhote disse...

Olá Joaquim,

Tenho de lhe dar razão. Estou a cair num erro comum nos principiantes que é basicamente tentar recuperar um dia de treino com treino a dobrar... o que está muito errado...

Muito obrigado também pelas visitas assíduas que muito aprecio.

Abraço